Recentemente, o ministro Gilmar Mendes foi entrevistado e falou sobre a relação entre o Judiciário e o Congresso Nacional, além de outros temas.
Em determinado momento da entrevista, ele é perguntado sobre supostos excessos na condução de inquéritos vindo, em especial, do ministro do STF Alexandre de Moraes:
"O senhor acredita que há excessos na condução de inquéritos específicos, principalmente os conduzidos pelo ministro Alexandre de Moraes?"
Alexandre de Moraes tem sido alvo de críticas significativas por sua conduta em inquéritos que muitos consideram abusivos.
Entre essas críticas, estão as do bilionário Elon Musk, que acusou Alexandre de Moraes de censura por bloquear contas no X (anteriormente Twitter) que supostamente estavam espalhando desinformação. Ele alegou que isso era um ataque à liberdade de expressão e acusou o ministro de ameaçar a democracia brasileira.
Em outro episódio, de Moraes ordenou o fechamento de contas em redes sociais, incluindo a de Nikolas Ferreira, deputado extremamente popular.
Além disso, de acordo com o jornal New York Times:
"Moraes prendeu cinco pessoas sem julgamento por postagens em redes sociais que ele afirmou atacarem as instituições do Brasil. Ele também ordenou que redes sociais removessem milhares de postagens e vídeos com pouco espaço para recurso. E este ano, 10 dos 11 juízes do tribunal condenaram um congressista a quase nove anos de prisão por fazer o que eles disseram ser ameaças contra eles em uma transmissão ao vivo.
Moraes prendeu cinco pessoas sem julgamento por postagens em redes sociais que ele afirmou atacarem as instituições do Brasil. Ele também ordenou que redes sociais removessem milhares de postagens e vídeos com pouco espaço para recurso. E este ano (no contexto, 2022), 10 dos 11 juízes do tribunal condenaram um congressista a quase nove anos de prisão por fazer o que eles disseram ser ameaças contra eles em uma transmissão ao vivo."
No encontro, Gilmar Mendes responde que 'não há nenhum excesso' e 'que possui toda confiança no trabalho de Alexandre de Moraes'.
Confira o vídeo:
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado...