Pesquisa aponta que Maioria dos brasileiros discorda da inelegibilidade de Bolsonaro Pesquisa aponta que Maioria dos brasileiros discorda da inelegibilidade de Bolsonaro Pesquisa aponta que Maioria dos brasileiros discorda da inelegibilidade de Bolsonaro Pular para o conteúdo principal
;

Pesquisa aponta que Maioria dos brasileiros discorda da inelegibilidade de Bolsonaro

Um levantamento divulgado nesta terça-feira (13) pelo instituto Paraná Pesquisas apontou que 48,4% dos brasileiros não concordam com as decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que deixaram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível. Por outro lado, 44,7% responderam que estão de acordo, e 6,9% não souberam falar ou não opinaram.

Aos eleitores, o instituto perguntou: “O ex-presidente Jair Bolsonaro se tornou inelegível, ou seja, não poderá se candidatar a nenhum cargo político pelo período de oito anos a contar das eleições de 2022. O(A) sr(a) concorda ou discorda com essa decisão?”. No total, foram ouvidas 2.026 pessoas em 164 municípios de todas as 27 unidades da Federação. A margem de erro foi de 2,2 pontos percentuais.

Na pesquisa, que foi realizada entre os dias 24 e 28 de janeiro deste ano, 55,7% do público masculino discordou das decisões do TSE, contra 38,5% de concordância. Entre o eleitorado feminino, o resultado foi o inverso, com 50,2% das eleitoras tendo aprovado a determinação da Corte Eleitoral, e 41,9% tendo optado por reprovar a decisão.


Na análise por faixa etária, o grupo entre 35 e 44 anos foi aquele que mais discordou do TSE, com 53,8%. A parcela com maior concordância, por sua vez, foi a de eleitores com 60 anos ou mais, com 49,1%. No quesito escolaridade, aqueles com ensino médio foram os que mais reprovaram a definição da Corte Eleitoral (51,5%), enquanto os eleitores com ensino fundamental foram os que mais concordaram (48,1%).

O instituto também fez o recorte por religião, no qual foi constatado uma ampla discordância da decisão do TSE entre os evangélicos, com 58,3%. Já entre aqueles sem religião, ou de outras religiões que não a católica ou evangélica, foi registrado o maior índice de aceitação da decisão que deixou Bolsonaro inelegível, com 49,1% do público a favor.

Por fim, na análise por regiões do país, o Sul liderou como a área em que os eleitores mais se opuseram ao que foi determinado pela Corte presidida por Alexandre de Moraes, com 59% dos entrevistados tendo respondido que não concordaram com a inelegibilidade de Bolsonaro. O Nordeste, por outro lado, foi a região com a maior anuência ao que foi decidido pelo TSE, com 51,4% de aprovação sobre a decisão.

Pleno News

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem Pan baixa a cabeça e demite Thiago Pavinatto, (Veja o Vídeo)

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22). A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Nesta segunda (21), Pavinatto comentou a decisão do desembargador Airton Vieira, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), de ter inocentado um acusado de estupro contra uma menina de 13 anos. Exaltado com a notícia, Pavinatto ofendeu o magistrado e, mesmo a emissora pedindo para que ele se desculpasse, o profissional se negou. – A direção da casa está pedindo uma retratação ao desembargador Airton Vieira e eu não vou fazer. E eu deixo claro aqui: eu não vou fazer uma retratação para uma pessoa que ganha dinheiro público, livra um pedófilo, e ainda chama a vítima, de 13 anos de idade, de vagabunda – declarou. E continuou: – Eu me nego a fazer. Estou sendo cobrado insistentemente a me retratar. Eu n

Thiago Pavinatto se pronuncia após saída da Jovem Pan

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22) . A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Em alguns posts nas redes o apresentador comentou o seguinte: "Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. Eu jamais, JAMAIS, pediria desculpas por me revoltar contra um desembargador que inocentou um pedófilo septuagenário argumentando que a criança estuprada era prostituta e drogada. Não fui demitido: disse, com paz de espírito, que preferia perder o contrato a perder a decência. Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. — Pavinatto (@Pavinatto) August 23, 2023

Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)

Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha.  O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado