Pacheco se finge de 'morto' e senador dá ultimato Pacheco se finge de 'morto' e senador dá ultimato Pacheco se finge de 'morto' e senador dá ultimato Pular para o conteúdo principal

Pacheco se finge de 'morto' e senador dá ultimato

O deputado federal Danilo Forte (União Brasil-CE), relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, afirmou que, caso o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), demore a marcar a sessão conjunta do Congresso para votar os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na lei orçamentária, o próprio Congresso o fará.

O regimento permite que a sessão seja convocada mesmo sem a ação do presidente do Senado, desde que seja coletada a assinatura de uma maioria simples (50% + 1) dos deputados e senadores. Segundo Forte, tanto os congressistas quanto os prefeitos estão pressionando pela marcação rápida da sessão.

O motivo para a urgência é simples: de acordo com a lei eleitoral, novos empenhos orçamentários são proibidos 3 meses antes das eleições. Portanto, quanto mais cedo o cronograma estiver em vigor, mais emendas podem ser enviadas. Caso contrário, só será possível após as eleições.

“Faremos uma mobilização muito forte para isso se a data não for estabelecida até a primeira quinzena de março. Os prazos regimentais começam a interferir a partir de abril. A 6 meses das eleições começam as restrições. Não podemos permitir que o calendário eleitoral prejudique a execução orçamentária”, disse Forte em entrevista ao Poder360.

Danilo Forte, que tem 65 anos e está em seu 4º mandato como deputado federal, foi o relator da LDO de 2024. Ele presidiu a Funasa de 2007 a 2010.

Além disso, o deputado apontou outra questão pendente no Congresso: as operações recentes contra aliados próximos a Jair Bolsonaro (PL), como a operação Tempus Veritatis, estão pressionando a Câmara a votar medidas que limitem a atuação do STF (Supremo Tribunal Federal).

“A operação [Tempus Veritatis] não é da Polícia Federal, é do STF. É uma ação monocrática de um ministro que determina prisões, buscas e apreensões e muitas vezes sem o devido zelo com o processo legal e as estabilidades que o Estado democrático de direito precisa”, afirmou.

Fortalecer a independência do poder Legislativo e evitar radicalizações foram outros pontos destacados pelo deputado. Ele ressaltou que o Congresso precisa construir consensos para avançar em pautas importantes para o país.

Por fim, Forte mencionou que, embora haja pressões e debates sobre a sucessão de Arthur Lira, atual presidente da Câmara, é melhor deixar esse assunto para depois das eleições municipais. O perfil desejado para o novo presidente da Câmara deve ser alguém que mantenha a autonomia do Legislativo.

Com informações do Poder 360.

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem Pan baixa a cabeça e demite Thiago Pavinatto, (Veja o Vídeo)

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22). A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Nesta segunda (21), Pavinatto comentou a decisão do desembargador Airton Vieira, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), de ter inocentado um acusado de estupro contra uma menina de 13 anos. Exaltado com a notícia, Pavinatto ofendeu o magistrado e, mesmo a emissora pedindo para que ele se desculpasse, o profissional se negou. – A direção da casa está pedindo uma retratação ao desembargador Airton Vieira e eu não vou fazer. E eu deixo claro aqui: eu não vou fazer uma retratação para uma pessoa que ganha dinheiro público, livra um pedófilo, e ainda chama a vítima, de 13 anos de idade, de vagabunda – declarou. E continuou: – Eu me nego a fazer. Estou sendo cobrado insistentemente a me retratar. Eu n

Thiago Pavinatto se pronuncia após saída da Jovem Pan

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22) . A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Em alguns posts nas redes o apresentador comentou o seguinte: "Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. Eu jamais, JAMAIS, pediria desculpas por me revoltar contra um desembargador que inocentou um pedófilo septuagenário argumentando que a criança estuprada era prostituta e drogada. Não fui demitido: disse, com paz de espírito, que preferia perder o contrato a perder a decência. Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. — Pavinatto (@Pavinatto) August 23, 2023

Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)

Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha.  O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado