Jornais no mundo destacam a força política de Bolsonaro Jornais no mundo destacam a força política de Bolsonaro Jornais no mundo destacam a força política de Bolsonaro Pular para o conteúdo principal

Jornais no mundo destacam a força política de Bolsonaro


Convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a manifestação ocorrida na Avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo (25), repercutiu na imprensa internacional com destaque para a adesão maciça ao ato e para as acusações de “tentativa de golpe” contra o ex-presidente.

Ao convocar os apoiadores para o ato, Bolsonaro disse que o objetivo seria mostrar para o mundo “a fotografia” da insatisfação do povo com o rumo da política nacional.

Para o jornal espanhol El País, a manifestação reforça a liderança de Bolsonaro depois de um ano de comedimento. O jornal lembrou que o ato também ocorreu três dias depois do depoimento de Bolsonaro à Polícia Federal no âmbito do inquérito que investiga suposta tentativa de “golpe”.

Na mesma linha, o jornal inglês The Guardian disse que “Bolsonaro está tentando mostrar que sua base é resiliente enquanto está sendo investigado”. O jornal também destacou a participação de “dezenas de milhares” de manifestantes e classificou o ex-presidente como “extrema-direita”.

O também inglês Daily Mail disse que a adesão maciça ao ato foi “uma demonstração de apoio” em meio às acusações contra Bolsonaro.

“Vestidos com o verde e o amarelo da bandeira do Brasil , que Bolsonaro reivindicou como símbolo durante o mandato, uma imensa multidão de seus apoiadores lotou a Avenida Paulista, uma das principais artérias da capital econômica do país”, disse o jornal.

O jornal The Times of Israel deu destaque ao apoio de Bolsonaro e de manifestantes à Israel em face dos ataques do presidente Lula (PT), que comparou a luta de Israel contra o Hamas ao Holocausto.

“Bolsonaro chegou agitando a bandeira israelense – uma rejeição aos comentários do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na semana passada comparando a ofensiva de Israel em Gaza ao Holocausto – antes de colocar a mão no peito para o hino nacional. Várias bandeiras israelenses puderam ser vistas com destaque na multidão”, disse o The Times of Israel.

O jornal alemão Süddeutsche Zeitung destacou os pedidos de Bolsonaro para pacificação do país e anistia para os presos do 8 de janeiro. Os mesmos temas foram destaques no também alemão, Spiegel.

Já a agência de notícias Reuters deu destaque para as investigações contra Bolsonaro por suposta tentativa de “golpe”, classificou o ex-presidente como “populista frequentemente comparado ao ex-presidente dos EUA, Donald Trump”, e disse que Bolsonaro é de “extrema-direita”.

Após reconhecer a adesão de “dezenas de milhares” de pessoas ao ato, o jornal francês Le Monde também classificou Bolsonaro e apoiadores como “extrema-direita” e destacou as acusações de “golpe” que pesam contra o ex-presidente.

O mesmo tom foi adotado pelo também francês, Le Figaro. O jornal disse que a manifestação foi um teste para a popularidade de Bolsonaro em meio às investigações de que é alvo.


O jornal France 24 disse que mesmo sendo alvo de acusações, a manifestação foi uma demonstração da força política de Bolsonaro, que segue sendo “adorado” pelos eleitores.

O jornal Al Jazeera também deu destaque à força política de Bolsonaro demonstrada na manifestação e disse que apesar da inelegibilidade, Bolsonaro ainda é o “principal adversário de Lula”.

“Embora Bolsonaro esteja impedido de concorrer ao cargo até 2030 devido a duas condenações por abuso de poder, ele continua ativo na política brasileira como o principal adversário de Lula [...] À medida que as eleições para prefeito deste ano se aproximam, os candidatos se dividem entre os dois líderes”, destacou o jornal árabe.


O jornal The Korea Times, um dos mais antigos de língua inglesa publicado diariamente na Coreia do Sul, disse que o ato foi uma “demonstração de força em meio às investigações de golpe”.

O site de notícias japonês, BNN Breaking, disse que “a manifestação em São Paulo não só serviu como plataforma para Bolsonaro expressar as suas queixas, mas também funcionou como um espelho que reflete as profundas divisões na sociedade brasileira”.

Gazeta do Povo

Postagens mais visitadas deste blog

Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)

Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha.  O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado

Simone Biles se nega a dar entrevista para a Globo e motivo vem à tona

Simone Biles, um ícone da ginástica mundial, demonstrou mais uma vez sua capacidade de enfrentar e superar desafios nas Olimpíadas de Paris. Após conquistar uma medalha de ouro no geral individual, a ginasta evitou a imprensa brasileira, conversando apenas com os meios de comunicação norte-americanos. Em um tom descontraído, Simone brincou ao afirmar que “não queria mais” competir com Rebeca Andrade, destacando a pressão que sentiu ao enfrentar uma adversária tão forte. Rebeca ficou com a medalha de prata, evidenciando o alto nível de competição entre as duas. Durante uma entrevista à NBC, Simone revelou que estava nervosa com a proximidade de Rebeca na pontuação, sentindo a necessidade de ajustar sua estratégia para garantir o ouro. Sua técnica no salto sobre a mesa foi cuidadosamente planejada para superar a brasileira, mostrando a intensidade da competição e o alto nível de habilidade envolvido. A medalhista de bronze, Sunisa Lee, comentou sobre o estado emocional de Sim

Patrícia Abravanel revelou Silvio com neto dias antes de partir

A apresentadora Patrícia Abravanel fez uma emocionante homenagem ao seu pai, o apresentador Silvio Santos, apenas seis dias antes dele partir. O apresentador partiu na madrugada deste sábado (17). Silvio Santos estava internado desde o dia 1º de agosto no Hospital Albert Einstein em São Paulo. Ele havia sido internado antes, no dia 18 de julho, porque estava com H1N1. Na ocasião ele teve alta dois dias depois. Inicialmente, a assessoria de Silvio havia dito apenas que a volta do apresentador para o hospital em agosto foi para realizar exames de imagem. Maiores informações sobre a partida do empresário e apresentador ainda não foram revelados. Apenas seis dias antes da partida de seu pai, Patrícia Abravanel emocionou com uma homenagem que fez para ele. Patrícia é mãe de Pedro, nove anos, Jane, seis anos e Senor, cinco anos. E ela mostrou uma linda foto de Silvio junto com um de seus filhos quando ainda era bebê. Ela também exibiu algumas fotos do seu marido, Fábio Faria, com o