Detonou: Revista dos EUA diz que Lula usou indígenas como propaganda Detonou: Revista dos EUA diz que Lula usou indígenas como propaganda Detonou: Revista dos EUA diz que Lula usou indígenas como propaganda Pular para o conteúdo principal
;

Detonou: Revista dos EUA diz que Lula usou indígenas como propaganda

A relação dos indígenas e ambientalistas com o retorno de Lula ao poder foi pauta na revista semanal Newsweek, nos Estados Unidos, com uma crítica pontual escrita pelo jornalista brasileiro, radicado na Bélgica, Raphael Tsavkko Garcia.


No texto, Garcia explica ao leitor que a sucessora de Lula, Dilma Rousseff, deu continuidade e aprofundou projetos econômicos do governo anterior que ameaçavam o meio ambiente, como a construção da hidrelétrica de Belo Monte, considerada ilegal pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

Segundo o jornalista, o governo de Dilma Rousseff manteve políticas que privilegiavam interesses econômicos em detrimento dos direitos ambientais e indígenas.


Outro assunto que mostra que o governo petista não tem ligação com o meio ambiente como seus apoiadores pensam, é enquanto a nomeação da ambientalista Marina Silva como ministra do Meio Ambiente animou os apoiadores da causa climática, a criação do Ministério dos Povos Indígenas não gerou o impacto esperado.

– O governo de Lula prometeu priorizar os direitos indígenas, proteger o meio ambiente e cumprir os seus compromissos com tratados e acordos internacionais, mas até agora não o fez.

 Apesar de ser membro do gabinete de Lula, a Ministra Guajajara expressou frustração pela falta de financiamento e compromisso do governo com o seu ministério – escreveu o jornalista ao citar que a crise do povo Yanomami continua.


Garcia, então, dá sua opinião sobre o tema, dizendo que o presidente Lula usa os indígenas na campanha política, mas não luta por eles.

– Resta pouca esperança para o terceiro mandato de Lula. Mais uma vez, os indígenas do Brasil foram usados como ferramenta de propaganda e promessas de campanha vazias, sem qualquer mudança real.

 Após a sua reeleição, os gestos de Lula para com esta população parecem ter sido meramente cosméticos, uma forma de apaziguar as críticas, enquanto no mundo real os indígenas continuam a ser perseguidos e mortos nas suas terras de origem – escreveu. Leia na íntegra em inglês.

Pleno News

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem Pan baixa a cabeça e demite Thiago Pavinatto, (Veja o Vídeo)

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22). A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Nesta segunda (21), Pavinatto comentou a decisão do desembargador Airton Vieira, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), de ter inocentado um acusado de estupro contra uma menina de 13 anos. Exaltado com a notícia, Pavinatto ofendeu o magistrado e, mesmo a emissora pedindo para que ele se desculpasse, o profissional se negou. – A direção da casa está pedindo uma retratação ao desembargador Airton Vieira e eu não vou fazer. E eu deixo claro aqui: eu não vou fazer uma retratação para uma pessoa que ganha dinheiro público, livra um pedófilo, e ainda chama a vítima, de 13 anos de idade, de vagabunda – declarou. E continuou: – Eu me nego a fazer. Estou sendo cobrado insistentemente a me retratar. Eu n

Thiago Pavinatto se pronuncia após saída da Jovem Pan

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22) . A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Em alguns posts nas redes o apresentador comentou o seguinte: "Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. Eu jamais, JAMAIS, pediria desculpas por me revoltar contra um desembargador que inocentou um pedófilo septuagenário argumentando que a criança estuprada era prostituta e drogada. Não fui demitido: disse, com paz de espírito, que preferia perder o contrato a perder a decência. Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. — Pavinatto (@Pavinatto) August 23, 2023

Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)

Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha.  O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado