Pochmann investiga vazamento de Pochmann Pochmann investiga vazamento de Pochmann Pochmann investiga vazamento de Pochmann Pular para o conteúdo principal
;

Pochmann investiga vazamento de Pochmann

O vazamento dos números do IPCA -15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo -15) será investigado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os dados estavam disponíveis no Sidra (Sistema IBGE de Recuperação Automática) a partir das 8h desta sexta-feira, 26, embora o calendário oficial indicasse o horário de divulgação para 9h. Minutos antes do agendado, porém, as informações sumiram para voltar a aparecer pontualmente às 9h.

De acordo com nota divulgada pelo instituto, “a área técnica do IBGE responsável está verificando o ocorrido para as devidas providências“. Sobreo o problema em si, o órgão apontou que houve “um problema técnico computacional de horários em seus equipamentos servidores, este processo, que é automático, acabou sendo adiantado em uma hora”, explica o documento.

Isonomia

O vazamento interfere sensivelmente na isonomia de informação e pode prejudicar ou beneficiar determinados grupos econômicos. Os números circularam em diversos grupos de conversas de gestores de fundos de investimentos e economistas. O erro causou confusão entre operadores de mercado, até a confirmação do dado oficial.
Em diversos grupos de bate-papo de corretoras de valores, funcionários avisavam que estavam recebendo indagações sobre o número e se estaria correto, uma vez que o dado apontava para alta de 0,31% na leitura mensal, contra uma expectativa de 0,47%.

Em conversas mais reservadas, muitos reclamavam do ocorrido e culpavam o atual presidente do Instituto, Marcio Pochmann (à direita na foto). “IBGE colocou o IPCA no Sidra uma hora antes do horário oficial de divulgação…depois tiraram do site. Padrão Pochmann“, pontuava um. Dúvidas sobre se a ação teria sido intencional também alimentaram os receios do mercado financeiro.

Ideologia

O indicação do atual presidente da instituição tem sido alvo de controvérsia desde a primeira vez em que o nome começou a circular. Pochmann foi duramente criticado por economistas como Edmar Bacha, que presidiu o IBGE no anos 80. “Pochmann é um ideólogo. Tem uma visão totalmente ideológica da economia. E não terá problema de colocar o IBGE a serviço dessa ideologia, como fez no Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Estou ofendido como ex-presidente do IBGE”, afirmou à época.

A desconfiança de agentes econômicos e políticos com Pochmann tem base na passagem dele pelo Ipea entre 2007 e 2012, quando foi acusado de aparelhamento do órgão e perseguição a pesquisadores que não rezavam a cartilha do PT.

O Antagonista

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem Pan baixa a cabeça e demite Thiago Pavinatto, (Veja o Vídeo)

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22). A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Nesta segunda (21), Pavinatto comentou a decisão do desembargador Airton Vieira, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), de ter inocentado um acusado de estupro contra uma menina de 13 anos. Exaltado com a notícia, Pavinatto ofendeu o magistrado e, mesmo a emissora pedindo para que ele se desculpasse, o profissional se negou. – A direção da casa está pedindo uma retratação ao desembargador Airton Vieira e eu não vou fazer. E eu deixo claro aqui: eu não vou fazer uma retratação para uma pessoa que ganha dinheiro público, livra um pedófilo, e ainda chama a vítima, de 13 anos de idade, de vagabunda – declarou. E continuou: – Eu me nego a fazer. Estou sendo cobrado insistentemente a me retratar. Eu n

Thiago Pavinatto se pronuncia após saída da Jovem Pan

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22) . A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Em alguns posts nas redes o apresentador comentou o seguinte: "Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. Eu jamais, JAMAIS, pediria desculpas por me revoltar contra um desembargador que inocentou um pedófilo septuagenário argumentando que a criança estuprada era prostituta e drogada. Não fui demitido: disse, com paz de espírito, que preferia perder o contrato a perder a decência. Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. — Pavinatto (@Pavinatto) August 23, 2023

Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)

Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha.  O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado