Inflação da Argentina despenca pela 5° semana consecutiva Inflação da Argentina despenca pela 5° semana consecutiva Inflação da Argentina despenca pela 5° semana consecutiva Pular para o conteúdo principal

Inflação da Argentina despenca pela 5° semana consecutiva

Relatórios de várias consultorias e o site de notícias local Ambito indicam que a Argentina está experimentando uma diminuição na inflação pela quinta semana seguida. Isso ocorre depois que Milei depreciou o peso argentino para refletir seu valor real e liberou os preços de vários itens, o que resultou em uma reação positiva da inflação.

É importante destacar que a melhoria é notada na redução da taxa de aumento, e não em uma queda abrupta da inflação. Ainda assim, a desaceleração da inflação é um fenômeno que não se via há algum tempo na Argentina. Esta é a primeira ocasião em vários anos que a inflação está diminuindo, ao invés de acelerar.

Dessa forma, após uma série de ações econômicas, observou-se um aumento de 2,1% na inflação de alimentos e bebidas na terceira semana de janeiro. Assim, registrou-se a quinta semana seguida de diminuição, após o pico de 11,5% na terceira semana de dezembro.

Atualmente, o foco está nos preços regulados que, devido ao término do congelamento dos serviços, são esperados para influenciar o índice de inflação de janeiro. No entanto, existe uma concordância geral de que essa taxa será inferior à de dezembro.

Ao longo do mês de janeiro, a inflação no setor de alimentos alcançou 10,7%, com uma média de 28,6% nas quatro semanas anteriores. Embora seja alta, essa média é esperada para cair nas semanas seguintes.

Projeções para os próximos meses

Ao analisar a inflação na Argentina, nota-se que o setor de “Carnes” foi o maior contribuinte para a média de 28,6% nas últimas quatro semanas, sendo responsável por 32% da variação mensal e adicionando 9,02 pontos percentuais ao índice. Outros setores notáveis incluem “Bebidas e infusões domésticas”, “Produtos lácteos e ovos” e “Pães, cereais e massas”.

Durante a segunda semana de janeiro, a Eco Go registrou uma inflação de 4,8% em alimentos, o que implica uma projeção de 21,3% para a inflação total do mês neste setor. Isso indica uma desaceleração em comparação com o mês passado. A consultoria, sob a direção de Marina Dal Poggeyto e Sebastian Menescaldi, prevê uma inflação de 19,8% para o mês de janeiro.

Em contrapartida, a Fundação Libertad y Progreso notou que a inflação acumulada nas duas primeiras semanas de janeiro atingiu aproximadamente 10%, sugerindo que a taxa final do mês pode variar entre 15% e 20%, dependendo do movimento nas duas últimas semanas. Os setores mais afetados por aumentos foram os que tinham preços previamente defasados, incluindo transporte, comunicações e saúde. As informações são do Block Trends.

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem Pan baixa a cabeça e demite Thiago Pavinatto, (Veja o Vídeo)

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22). A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Nesta segunda (21), Pavinatto comentou a decisão do desembargador Airton Vieira, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), de ter inocentado um acusado de estupro contra uma menina de 13 anos. Exaltado com a notícia, Pavinatto ofendeu o magistrado e, mesmo a emissora pedindo para que ele se desculpasse, o profissional se negou. – A direção da casa está pedindo uma retratação ao desembargador Airton Vieira e eu não vou fazer. E eu deixo claro aqui: eu não vou fazer uma retratação para uma pessoa que ganha dinheiro público, livra um pedófilo, e ainda chama a vítima, de 13 anos de idade, de vagabunda – declarou. E continuou: – Eu me nego a fazer. Estou sendo cobrado insistentemente a me retratar. Eu n

Thiago Pavinatto se pronuncia após saída da Jovem Pan

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22) . A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Em alguns posts nas redes o apresentador comentou o seguinte: "Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. Eu jamais, JAMAIS, pediria desculpas por me revoltar contra um desembargador que inocentou um pedófilo septuagenário argumentando que a criança estuprada era prostituta e drogada. Não fui demitido: disse, com paz de espírito, que preferia perder o contrato a perder a decência. Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. — Pavinatto (@Pavinatto) August 23, 2023

Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)

Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha.  O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado