Filho de Renato Russo entra na Justiça e promete processar influenciadores de direita Filho de Renato Russo entra na Justiça e promete processar influenciadores de direita Filho de Renato Russo entra na Justiça e promete processar influenciadores de direita Pular para o conteúdo principal

Filho de Renato Russo entra na Justiça e promete processar influenciadores de direita

Filho de Renato Russo (1960-1996), Giuliano Manfredini entrou com uma ação na Justiça que pode impactar vários produtores de conteúdo alinhados ao espectro da direita. 

O produtor cultural alega que o uso da música Que País É Este pelas pessoas que defendem o ex-presidente em vídeos do TikTok acabam tendo um viés contrário do que o pai defendeu a vida toda.


De acordo com a Folha de S.Paulo, o herdeiro enviou uma notificação extrajudicial à ByteDance, que é proprietária do TikTok. Ele pede que os vídeos da plataforma que tenham teor bolsonarista e usam como trilha sonora a música do vocalista do Legião Urbana sejam removidos. Além disso, o rapaz exige que todos os dados cadastrais e os registros de IPs de pelo menos sete perfis sejam disponibilizados.

Nas publicações que circulam pelo TikTok, os bolsonaristas usam fotos do ex-presidente em meio a títulos como “comunista Flávio Dino é aprovado em sabatina e irá para o STF”, “o Brasil não tem mais conserto” e “milhões de votos silenciados”, em uma relação ao movimento que tornou Jair Bolsonaro inelegível. O documento ainda afirma que todas as postagens tem caráter político e ideológico alheios aos defendidos por Renato Russo.


Giuliano Manfredini também afirma que não quer que a música do Legião Urbana seja a trilha sonora de posicionamentos de direita e que enaltecem o governo passado de Jair Bolsonaro. O advogado Henrique Ventureli garante que o cliente não quer limitar o uso da canção, mas não quer que ela vire um hino de uma política que não condiz com a sua realidade.

O TikTok não se pronunciou sobre a notificação extrajudicial, de acordo com a Folha. O advogado do filho de Renato Russo afirma que existe a possibilidade dos usuários responsáveis pelos vídeos sejam processados, eventualmente.


Em novembro de 2023, o filho de Renato Russo denunciou à Justiça um desvio de R$ 20 milhões das contas da Legião Urbana Produções Artísticas, criada em 1987 para administrar os ganhos com direitos autorais da banda. Também de acordo com a Folha, a denúncia aconteceu após uma auditoria que revelou uma situação caótica envolvendo os lucros da empresa. Agora, existe uma investigação para descobrir os responsáveis pelo desvio.

TV Pop

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem Pan baixa a cabeça e demite Thiago Pavinatto, (Veja o Vídeo)

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22). A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Nesta segunda (21), Pavinatto comentou a decisão do desembargador Airton Vieira, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), de ter inocentado um acusado de estupro contra uma menina de 13 anos. Exaltado com a notícia, Pavinatto ofendeu o magistrado e, mesmo a emissora pedindo para que ele se desculpasse, o profissional se negou. – A direção da casa está pedindo uma retratação ao desembargador Airton Vieira e eu não vou fazer. E eu deixo claro aqui: eu não vou fazer uma retratação para uma pessoa que ganha dinheiro público, livra um pedófilo, e ainda chama a vítima, de 13 anos de idade, de vagabunda – declarou. E continuou: – Eu me nego a fazer. Estou sendo cobrado insistentemente a me retratar. Eu n

Thiago Pavinatto se pronuncia após saída da Jovem Pan

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22) . A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Em alguns posts nas redes o apresentador comentou o seguinte: "Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. Eu jamais, JAMAIS, pediria desculpas por me revoltar contra um desembargador que inocentou um pedófilo septuagenário argumentando que a criança estuprada era prostituta e drogada. Não fui demitido: disse, com paz de espírito, que preferia perder o contrato a perder a decência. Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. — Pavinatto (@Pavinatto) August 23, 2023

Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)

Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha.  O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado