Confederação Israelita apresenta notícia-crime após fala de Genoino Confederação Israelita apresenta notícia-crime após fala de Genoino Confederação Israelita apresenta notícia-crime após fala de Genoino Pular para o conteúdo principal

Confederação Israelita apresenta notícia-crime após fala de Genoino

A Confederação Israelita do Brasil (Conib) apresentou uma notícia-crime ao Ministério Público Federal de São Paulo (MPF-SP) contra José Genoino, ex-deputado e ex-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), por falas consideradas antissemitas.

O requerimento, apresentado ao MPF-SP na segunda-feira (22), pede que Genoino seja investigado por racismo e incitação ao crime. O objetivo é que o órgão remeta a investigação à Polícia Federal (PF).

A Conib solicitou, ainda, medidas cautelares para que a live seja retirada do ar, e que Genoino seja impedido de voltar a fazer comentários com o mesmo teor, por “ser uma forma de incitação ao ódio contra os judeus”.

À CNN, o MPF-SP confirmou o recebimento da representação, que será distribuída a um procurador da República. Ele fará a análise preliminar dos fatos e definirá os próximos passos.

“Por enquanto, não há investigação formal instaurada sobre o assunto. A abertura ou não de procedimento depende da análise preliminar que será feita”, afirmou o MPF-SP.

O que Genoino disse

Em uma live realizada no último sábado (20) nas redes sociais, Genoino sugeriu boicote contra “empresas de judeus” após empresários da comunidade judaica divulgarem um abaixo-assinado contra o apoio do Brasil à investigação de Israel por genocídio.

“Essa ideia da rejeição, essa ideia do boicote por motivos políticos, que fere o interesse econômico, é uma forma interessante. Inclusive ter esse boicote a determinadas empresas de judeus”, disse Genoino na transmissão.

Ele ainda afirmou que o país deveria deixar de fazer negócios com o governo israelense. “Há, por exemplo, boicote a empresas vinculadas ao estado de Israel. Inclusive eu acho que o Brasil deveria cortar as relações comerciais na área da segurança e na área militar com o estado de Israel”, afirmou durante live.

Após os comentários, a Conib repudiou as declarações. A confederação classificou a fala como antissemita e destacou que o antissemitismo é crime no Brasil.

“O boicote a judeus foi uma das primeiras medidas adotadas pelo regime nazista contra a comunidade judaica alemã, que culminou no Holocausto”, diz a nota.

A Conib fez um apelo ainda às lideranças políticas brasileiras pedindo moderação e equilibro em relação ao conflito no Oriente Médio. E destacou que “falas extremadas e em desacordo com a tradição da política externa brasileira” podem importar as tensões daquela região ao nosso país.Ex-deputado diz não ser antissemita

Em nota, José Genoino disse não ser antissemita e afirmou que o boicote a que se referiu na transmissão ao vivo diz respeito “às empresas que apoiam o governo de Israel na guerra contra o povo palestino”.

“Apresento meu repúdio à nota da Conib (Confederação Israelita do Brasil) e afirmo que não sou e nunca fui antissemita. Repudio, também, qualquer tipo de preconceito contra o povo judeu e defendo a existência de dois Estados”, disse Genoino.

“Temos a obrigação de denunciar, em todas as oportunidades, o genocídio do governo de Israel contra o povo palestino. Tenho defendido, incansavelmente, o cessar-fogo, a paz entre os povos e a solidariedade ao povo palestino. Em relação ao termo ‘boicote’, usado por mim, reafirmo que defendo o boicote às empresas que apoiam o governo de Israel na guerra contra o povo palestino”, concluiu o ex-parlamentar.

CNN

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem Pan baixa a cabeça e demite Thiago Pavinatto, (Veja o Vídeo)

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22). A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Nesta segunda (21), Pavinatto comentou a decisão do desembargador Airton Vieira, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), de ter inocentado um acusado de estupro contra uma menina de 13 anos. Exaltado com a notícia, Pavinatto ofendeu o magistrado e, mesmo a emissora pedindo para que ele se desculpasse, o profissional se negou. – A direção da casa está pedindo uma retratação ao desembargador Airton Vieira e eu não vou fazer. E eu deixo claro aqui: eu não vou fazer uma retratação para uma pessoa que ganha dinheiro público, livra um pedófilo, e ainda chama a vítima, de 13 anos de idade, de vagabunda – declarou. E continuou: – Eu me nego a fazer. Estou sendo cobrado insistentemente a me retratar. Eu n

Thiago Pavinatto se pronuncia após saída da Jovem Pan

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22) . A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Em alguns posts nas redes o apresentador comentou o seguinte: "Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. Eu jamais, JAMAIS, pediria desculpas por me revoltar contra um desembargador que inocentou um pedófilo septuagenário argumentando que a criança estuprada era prostituta e drogada. Não fui demitido: disse, com paz de espírito, que preferia perder o contrato a perder a decência. Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. — Pavinatto (@Pavinatto) August 23, 2023

Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)

Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha.  O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado