Questão do Enem no governo Lula demoniza o agronegócio Questão do Enem no governo Lula demoniza o agronegócio Questão do Enem no governo Lula demoniza o agronegócio Pular para o conteúdo principal
;

Questão do Enem no governo Lula demoniza o agronegócio

No primeiro Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicado no terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, há ao menos uma questão embaraçosa para o governo na sua difícil relação com o agronegócio, um dos principais setores da economia e da política e com quem o petista vem tendo dificuldades desde a campanha eleitoral.


A questão 89 da prova branca diz que no “no Cerrado, o conhecimento local está sendo cada vez mais subordinado à lógica do agronegócio”. “De um lado, o capital impõe os conhecimentos biotecnológicos, como mecanismo de universalização de práticas agrícolas e de novas tecnologias, e de outro, o modelo capitalista subordina homens e mulheres à lógica do mercado”, diz a pergunta no seu início.

E continua: “Assim, as águas, as sementes, os minerais, as terras (bens comuns) tornam-se propriedade privada. Além do mais, há outros fatores negativos, como a mecanização pesada, a ‘pragatização’ dos seres humanos e não humanos, a violência simbólica, a superexploração, as chuvas de veneno e a violência contra a pessoa”.

Ao fim, é questionado o que demonstram os elementos descritos no texto (veja as opções abaixo). O gabarito oficial ainda será divulgado no próximo dia 24 de novembro pelo Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação e ao qual cabe coordenar a formulação das questões, mas gabaritos extraoficiais divulgados por cursinhos especializados apontam que a resposta correta é a a): cerco aos camponeses, inviabilizando a manutenção das condições para a vida.

Questão 89, do Enem deste ano, que trata de forma polêmica do agronegócio
Questão 89, do Enem deste ano, que trata de forma polêmica do agronegócio (Reprodução/Reprodução)
Nas redes sociais, já há muita gente criticando, como o ex-secretário da Agricultura de São Paulo, Xico Graziano. “A questão 89 do Enem reflete uma formulação idealista, anticientífica: a ‘recampenização’. Manter os pequenos produtores rurais plantando sementes crioulas, carpindo na enxada e vendendo ovo caipira na feirinha significa negar a evolução tecnológica no campo. Negacionismo puro”, postou.

O tratamento é ruim para o governo Lula, que tem que lidar com um setor que responde por 24% do PIB do país e cuja frente no Congresso tem nada menos que 304 deputados e 41 senadores.

VEJA

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem Pan baixa a cabeça e demite Thiago Pavinatto, (Veja o Vídeo)

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22). A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Nesta segunda (21), Pavinatto comentou a decisão do desembargador Airton Vieira, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), de ter inocentado um acusado de estupro contra uma menina de 13 anos. Exaltado com a notícia, Pavinatto ofendeu o magistrado e, mesmo a emissora pedindo para que ele se desculpasse, o profissional se negou. – A direção da casa está pedindo uma retratação ao desembargador Airton Vieira e eu não vou fazer. E eu deixo claro aqui: eu não vou fazer uma retratação para uma pessoa que ganha dinheiro público, livra um pedófilo, e ainda chama a vítima, de 13 anos de idade, de vagabunda – declarou. E continuou: – Eu me nego a fazer. Estou sendo cobrado insistentemente a me retratar. Eu n

Thiago Pavinatto se pronuncia após saída da Jovem Pan

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22) . A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Em alguns posts nas redes o apresentador comentou o seguinte: "Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. Eu jamais, JAMAIS, pediria desculpas por me revoltar contra um desembargador que inocentou um pedófilo septuagenário argumentando que a criança estuprada era prostituta e drogada. Não fui demitido: disse, com paz de espírito, que preferia perder o contrato a perder a decência. Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. — Pavinatto (@Pavinatto) August 23, 2023

Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)

Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha.  O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado