Inesperadamente, nome de peso defende absolvição de Bolsonaro no TSE Inesperadamente, nome de peso defende absolvição de Bolsonaro no TSE Inesperadamente, nome de peso defende absolvição de Bolsonaro no TSE Pular para o conteúdo principal
;

Inesperadamente, nome de peso defende absolvição de Bolsonaro no TSE

O vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco, informou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que não enxerga irregularidades nas transmissões ao vivo (lives) e encontros realizados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro nos Palácios do Planalto e da Alvorada durante a campanha eleitoral de 2022.


Bolsonaro e seu candidato a vice, o general Walter Braga Netto, enfrentam três ações no TSE sob suspeita de abuso de poder político e desvio de finalidade no uso da estrutura pública para promover suas candidaturas.

As ações foram movidas pela Coligação Brasil da Esperança, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e pelo PDT.

Vale ressaltar que Paulo Gonet é um dos principais candidatos na corrida pela sucessão da Procuradoria-Geral da República (PGR). Ele conta com o apoio dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes. A nomeação é de responsabilidade do presidente Lula.

Em sua manifestação, o vice-procurador-geral Eleitoral reconhece que os eventos organizados por Bolsonaro na sede do governo e na residência oficial "violam a lei", mas conclui que não há evidências de que tenham afetado o resultado das eleições.
"A legislação eleitoral busca garantir a igualdade entre as partes que competem pela confiança dos eleitores, não a conservação de edifícios públicos", afirma um trecho da manifestação.

"Não é razoável supor que o público das transmissões ao vivo tenha sido significativamente impactado pelo fato de haver uma estante atrás do Presidente da República."

A defesa de Bolsonaro e Braga Netto argumenta que o Palácio da Alvorada é a residência do presidente e que não há nenhuma irregularidade em usá-lo para realizar as transmissões ao vivo. Eles também afirmam que a intérprete de libras que participa das transmissões atuou fora do horário de expediente.

O próximo passo é o julgamento das ações pelo TSE.

O ministro Benedito Gonçalves, corregedor da Justiça Eleitoral, é o relator dos processos e será responsável por elaborar os relatórios e solicitar que sejam incluídos na pauta. A Corte Eleitoral já condenou Bolsonaro em outra ação, tornando-o inelegível pelos próximos oito anos.

Jornal da Cidade

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem Pan baixa a cabeça e demite Thiago Pavinatto, (Veja o Vídeo)

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22). A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Nesta segunda (21), Pavinatto comentou a decisão do desembargador Airton Vieira, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), de ter inocentado um acusado de estupro contra uma menina de 13 anos. Exaltado com a notícia, Pavinatto ofendeu o magistrado e, mesmo a emissora pedindo para que ele se desculpasse, o profissional se negou. – A direção da casa está pedindo uma retratação ao desembargador Airton Vieira e eu não vou fazer. E eu deixo claro aqui: eu não vou fazer uma retratação para uma pessoa que ganha dinheiro público, livra um pedófilo, e ainda chama a vítima, de 13 anos de idade, de vagabunda – declarou. E continuou: – Eu me nego a fazer. Estou sendo cobrado insistentemente a me retratar. Eu n

Thiago Pavinatto se pronuncia após saída da Jovem Pan

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22) . A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Em alguns posts nas redes o apresentador comentou o seguinte: "Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. Eu jamais, JAMAIS, pediria desculpas por me revoltar contra um desembargador que inocentou um pedófilo septuagenário argumentando que a criança estuprada era prostituta e drogada. Não fui demitido: disse, com paz de espírito, que preferia perder o contrato a perder a decência. Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. — Pavinatto (@Pavinatto) August 23, 2023

Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)

Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha.  O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado