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Governo do Amor: Itaipu vai gastar 100 milhões em publicidade mesmo sem ter concorrentes


Oito empresas entregaram propostas para a licitação milionária que vai contratar agência para a prestação de serviços de publicidade institucional, promocional e legal da Itaipu Binacional, segundo apuração da Gazeta do Povo.

O último dia para a entrega das propostas foi esta terça-feira (3) e o certame prevê R$ 20 milhões por ano para as campanhas. A vencedora assinará contrato de 12 meses, mas pode ter prorrogação e chegar a cinco anos da prestação e serviços, totalizando R$ 100 milhões.

A hidrelétrica binacional justificou que, apesar de não ter concorrência no mercado, a Itaipu é uma empresa que, além de gerar energia para Brasil e Paraguai, desenvolve projetos sociais e ambientais em municípios do Paraná e do Mato Grosso do Sul. “Divulgar essas iniciativas, bem como fortalecer a imagem de Itaipu como empresa que gera energia limpa e renovável, com responsabilidade social e ambiental, faz parte dos objetivos estratégicos. O Brasil é referência internacional em tecnologias ligadas à geração hidrelétrica e divulgar a Itaipu Binacional como modelo de hidrelétrica sustentável contribui para a imagem do país e do setor elétrico nacional, como um todo” , destacou.

Valores da licitação com publicidade foram analisados de acordo com gastos de mercado

A licitação em curso foi relançada, já que uma anterior publicada no início do ano e que acabou sendo revogada: previa valores menores de gastos anuais, no total de R$ 16 milhões. Segundo a hidrelétrica, em 2022, quando o processo estava sendo preparado para o certame de agora, a Itaipu realizou, dentre outros estudos, um benchmarking, uma avaliação comparativa, com outras empresas públicas de porte ou setor similar, como a Eletrobras (hoje privatizada), Banco do Brasil, Petrobras, Caixa Econômica Federal e Furnas.

“Nessa comparação, foi detectado que os valores praticados por Itaipu estavam bem abaixo do patamar dessas outras empresas. Isso porque, a Eletrobras, por exemplo, investe R$ 62 milhões em publicidade, assim como o Banco do Brasil outros R$ 500 milhões; a Petrobras R$ 550 milhões; a Caixa Econômica Federal R$ 375 milhões e Furnas R$ 26 milhões”, justificou o comando da hidrelétrica, gerido no lado brasileiro por Enio Verri (PT). indicado pelo presidente de extrema-esquerda Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ainda segundo a Itaipu, diante das necessidades de comunicação publicitária institucional, os estudos apontaram o valor de R$ 20 milhões por ano para o novo contrato. “Por questões técnicas e decisão empresarial, o processo licitatório anterior precisou ser cancelado e houve a oportunidade para refazer a licitação. A isso, se somou a expansão da área de atuação da empresa para todo o estado do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul, ampliando as necessidades de comunicação institucional. Sendo assim, a empresa decidiu retomar o valor inicialmente proposto nos estudos técnicos de R$ 20 milhões por ano”, considerou.

FONTE: Gazeta do Povo


Oito empresas entregaram propostas para a licitação milionária que vai contratar agência para a prestação de serviços de publicidade institucional, promocional e legal da Itaipu Binacional, segundo apuração da Gazeta do Povo.

O último dia para a entrega das propostas foi esta terça-feira (3) e o certame prevê R$ 20 milhões por ano para as campanhas. A vencedora assinará contrato de 12 meses, mas pode ter prorrogação e chegar a cinco anos da prestação e serviços, totalizando R$ 100 milhões.

A hidrelétrica binacional justificou que, apesar de não ter concorrência no mercado, a Itaipu é uma empresa que, além de gerar energia para Brasil e Paraguai, desenvolve projetos sociais e ambientais em municípios do Paraná e do Mato Grosso do Sul. “Divulgar essas iniciativas, bem como fortalecer a imagem de Itaipu como empresa que gera energia limpa e renovável, com responsabilidade social e ambiental, faz parte dos objetivos estratégicos. O Brasil é referência internacional em tecnologias ligadas à geração hidrelétrica e divulgar a Itaipu Binacional como modelo de hidrelétrica sustentável contribui para a imagem do país e do setor elétrico nacional, como um todo” , destacou.

Valores da licitação com publicidade foram analisados de acordo com gastos de mercado

A licitação em curso foi relançada, já que uma anterior publicada no início do ano e que acabou sendo revogada: previa valores menores de gastos anuais, no total de R$ 16 milhões. Segundo a hidrelétrica, em 2022, quando o processo estava sendo preparado para o certame de agora, a Itaipu realizou, dentre outros estudos, um benchmarking, uma avaliação comparativa, com outras empresas públicas de porte ou setor similar, como a Eletrobras (hoje privatizada), Banco do Brasil, Petrobras, Caixa Econômica Federal e Furnas.

“Nessa comparação, foi detectado que os valores praticados por Itaipu estavam bem abaixo do patamar dessas outras empresas. Isso porque, a Eletrobras, por exemplo, investe R$ 62 milhões em publicidade, assim como o Banco do Brasil outros R$ 500 milhões; a Petrobras R$ 550 milhões; a Caixa Econômica Federal R$ 375 milhões e Furnas R$ 26 milhões”, justificou o comando da hidrelétrica, gerido no lado brasileiro por Enio Verri (PT). indicado pelo presidente de extrema-esquerda Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ainda segundo a Itaipu, diante das necessidades de comunicação publicitária institucional, os estudos apontaram o valor de R$ 20 milhões por ano para o novo contrato. “Por questões técnicas e decisão empresarial, o processo licitatório anterior precisou ser cancelado e houve a oportunidade para refazer a licitação. A isso, se somou a expansão da área de atuação da empresa para todo o estado do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul, ampliando as necessidades de comunicação institucional. Sendo assim, a empresa decidiu retomar o valor inicialmente proposto nos estudos técnicos de R$ 20 milhões por ano”, considerou.

FONTE: Gazeta do Povo

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