Exército leva enxurrada criticas nas redes sociais e preocupa militares: "não há comentários positivos" Exército leva enxurrada criticas nas redes sociais e preocupa militares: "não há comentários positivos" Exército leva enxurrada criticas nas redes sociais e preocupa militares: "não há comentários positivos" Pular para o conteúdo principal
;

Exército leva enxurrada criticas nas redes sociais e preocupa militares: "não há comentários positivos"

Uma postagem no Twitter realizada pelo Exército Brasileiro em 30 de outubro as 14:30, informou sobre a chegada de militares do @usarmy ao Brasil para o Exercício #CORE23 / Southern Vanguard 24.

“Durante três semanas, militares do #ExércitoBrasileiro e dos EUA conduzirão operações combinadas de assalto aéreo e na selva em diversos locais. O objetivo principal dessa operação é testar e aprimorar a interoperabilidade entre as nações parceiras.”

A reação do público a essa notícia foi majoritariamente negativa. Uma análise de sentimentos realizada com o auxílio de um sistema de Inteligência Artificial de ponta com capacidade de processamento massivo, revelou que a maioria dos comentários expressava sentimentos negativos em relação à cooperação entre as Forças Armadas brasileiras e os militares dos EUA.


Resposta da IA: ” Embora alguns comentários sejam neutros ou simplesmente questionem a situação sem expressar uma opinião clara, não foram identificados comentários claramente positivos sobre a operação conjunta com os militares norte americanos. A opinião majoritária detectada nos campos de comentários é de desaprovação e preocupação com a cooperação militar no que diz respeito à defesa nacional. 

Muitos vêem a colaboração como uma ameaça à soberania do Brasil, enquanto outros questionam a integridade e a lealdade das Forças Armadas brasileiras. Palavras como “vergonha”, “covardes”, “traidores” e “melancias” foram frequentemente usadas para descrever a insatisfação com a situação. Muitos questionaram a lealdade das Forças Armadas brasileiras, acusando-as de “trair” o país ao colaborar com os EUA.“


O termo melancia remete a cor verde por fora e vermelho por dentro, o significado seria “militar comunista”. Em algumas postagens os usuários do Twitter utilizaram imagens elaboradas por Inteligência artificial.


Em um cenário político como o atual, onde a soberania nacional e a integridade das instituições são temas recorrentes, a reação do público a essa cooperação militar é um claro reflexo das tensões e desconfianças existentes.

Concluindo: A cooperação militar entre Brasil e EUA, embora tenha objetivos claros de aprimoramento e interoperabilidade, foi recebida com desconfiança e desaprovação por uma parcela significativa da população. O número de comentários majoritariamente contrário ao discurso do Exército deixa claro que a força está perdendo terreno na batalha para emplacar narrativas favoráveis às Forças Armadas nas redes sociais.

Revista Sociedade Militar

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem Pan baixa a cabeça e demite Thiago Pavinatto, (Veja o Vídeo)

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22). A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Nesta segunda (21), Pavinatto comentou a decisão do desembargador Airton Vieira, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), de ter inocentado um acusado de estupro contra uma menina de 13 anos. Exaltado com a notícia, Pavinatto ofendeu o magistrado e, mesmo a emissora pedindo para que ele se desculpasse, o profissional se negou. – A direção da casa está pedindo uma retratação ao desembargador Airton Vieira e eu não vou fazer. E eu deixo claro aqui: eu não vou fazer uma retratação para uma pessoa que ganha dinheiro público, livra um pedófilo, e ainda chama a vítima, de 13 anos de idade, de vagabunda – declarou. E continuou: – Eu me nego a fazer. Estou sendo cobrado insistentemente a me retratar. Eu n

Thiago Pavinatto se pronuncia após saída da Jovem Pan

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22) . A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Em alguns posts nas redes o apresentador comentou o seguinte: "Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. Eu jamais, JAMAIS, pediria desculpas por me revoltar contra um desembargador que inocentou um pedófilo septuagenário argumentando que a criança estuprada era prostituta e drogada. Não fui demitido: disse, com paz de espírito, que preferia perder o contrato a perder a decência. Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. — Pavinatto (@Pavinatto) August 23, 2023

Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)

Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha.  O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado