Amigo de Lula, persegue e prende mais 03 padres Amigo de Lula, persegue e prende mais 03 padres Amigo de Lula, persegue e prende mais 03 padres Pular para o conteúdo principal

Amigo de Lula, persegue e prende mais 03 padres


Os padres nicaraguenses José Iván Centeno, Julio Ricardo Norori e Cristóbal Reynaldo Gadea foram detidos pela Polícia Nacional, em meio às tensões entre o governo do presidente Daniel Ortega e a Igreja Católica. O caso foi denunciado pelo exilado bispo auxiliar de Manágua, Silvio José Báez, e a pesquisadora Martha Patricia Molina.

Os dois primeiros sacerdotes, ambos da diocese de Estelí, no norte da Nicarágua, foram presos na noite deste domingo (1º) “pela ditadura sandinista de Daniel Ortega”, segundo escreveu Báez em sua conta na rede social X, antigo Twitter.

O terceiro sacerdote, que pertence à diocese de Jinotega, no norte do país, também foi capturado na noite de domingo, segundo o portal Panorama Católico e a pesquisadora Molina. Martha é autora do estudo intitulado Nicarágua: uma Igreja perseguida?, e monitora a situação dos sacerdotes no país.

O bispo Báez, que está exilado nos Estados Unidos por razões de segurança e a pedido do papa Francisco, disse que “continua a feroz perseguição contra a Igreja Católica” por parte de Ortega e sua esposa, a vice-presidente Rosario Murillo. Ele pediu “à Igreja em todo o mundo suas orações pela Nicarágua e pela nossa Igreja perseguida”.

A Polícia Nacional, liderada por Francisco Díaz, sogro do casal presidencial da Nicarágua, não confirmou nem negou as supostas detenções dos três religiosos.

O sacerdote José Iván Centeno é o chefe da paróquia Imaculada Concepción de María, no município de Jalapa, departamento de Nueva Segovia, e o pároco Julio Ricardo Norori, do templo San Juan Evangelista, no município de San Juan del Río Coco, departamento de Madriz, ambos na fronteira com Honduras.

Ambos pertencem à diocese de Estelí, cujo administrador apostólico é o bispo Rolando José Álvarez Lagos, condenado em fevereiro a 26 anos e quatro meses de prisão por crimes considerados traição à pátria.

A paróquia liderada por Centeno pediu ontem à tarde, por meio de sua conta na rede social Facebook, “orações por nossa paróquia e nossos padres”, sem oferecer mais detalhes e logo depois ocorreu a detenção do religioso.

Nesta segunda (2), várias organizações nicaraguenses no exílio exigiram a libertação dos religiosos e o respeito à sua integridade física.

FONTE: Pleno News

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem Pan baixa a cabeça e demite Thiago Pavinatto, (Veja o Vídeo)

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22). A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Nesta segunda (21), Pavinatto comentou a decisão do desembargador Airton Vieira, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), de ter inocentado um acusado de estupro contra uma menina de 13 anos. Exaltado com a notícia, Pavinatto ofendeu o magistrado e, mesmo a emissora pedindo para que ele se desculpasse, o profissional se negou. – A direção da casa está pedindo uma retratação ao desembargador Airton Vieira e eu não vou fazer. E eu deixo claro aqui: eu não vou fazer uma retratação para uma pessoa que ganha dinheiro público, livra um pedófilo, e ainda chama a vítima, de 13 anos de idade, de vagabunda – declarou. E continuou: – Eu me nego a fazer. Estou sendo cobrado insistentemente a me retratar. Eu n

Thiago Pavinatto se pronuncia após saída da Jovem Pan

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22) . A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Em alguns posts nas redes o apresentador comentou o seguinte: "Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. Eu jamais, JAMAIS, pediria desculpas por me revoltar contra um desembargador que inocentou um pedófilo septuagenário argumentando que a criança estuprada era prostituta e drogada. Não fui demitido: disse, com paz de espírito, que preferia perder o contrato a perder a decência. Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. — Pavinatto (@Pavinatto) August 23, 2023

Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)

Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha.  O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado