Absurdo: Câmara aprova ampliação de cota de tela para filme brasileiro até 2031 Absurdo: Câmara aprova ampliação de cota de tela para filme brasileiro até 2031 Absurdo: Câmara aprova ampliação de cota de tela para filme brasileiro até 2031 Pular para o conteúdo principal

Absurdo: Câmara aprova ampliação de cota de tela para filme brasileiro até 2031


A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta terça-feira (3/10), a prorrogação até 2031 do prazo para obrigatoriedade de exibição de filmes nacionais nos cinemas do país. As salas brasileiras são obrigadas a exibir filmes brasileiros por um número mínimo de dias, a ser definido em decreto. É a chamada cota de telas.

A proposta foi aprovada com folga — 301 "sim" e 15 "não" — e agora vai à votação do Senado. O autor do projeto é o deputado Marcelo Calero (PSD-RJ), que não está no mandato. Essa previsão foi suspensa em 2021, com a lei anterior. As salas eram obrigadas a exibir filmes por número de dias. Agora, será por número de sessões, no decreto presidencial, mas até o ano de 2031.

Durante a votação, parlamentares da direita e da esquerda divergiram sobre o conteúdo do texto. A relatora foi a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ). O deputado Tarcísio Motta (PSol-RJ) defendeu o projeto e citou alguns filmes de sucesso no país, como "O pagador de promessas"filme da década de 1960, sobre uma obra do escritor e dramaturgo Dias Gomes — e "O auto da compadecida", do ano de 2000, dirigido por Guel Arraes, com base numa peça de Ariano Suassuna.

"O Brasil faz muito filme bom, fim. É importante para o país esse projeto, que se valorize a sétima arte no país, que uma enorme geradora de empregos. Não podemos é ter um domínio, um monopólio de Hollywood", disse Motta.

Parlamentares de direita acusaram à esquerda de criar uma reserva de mercado e de impedir a livre concorrência. "Até entendo a boa intenção do projeto, mas o aumento de exibição de filme nacional com isso será irrisório. Haverá um prejuízo para quem explora os cinemas. Se esse projeto tivesse um artigo que o ingresso para cinema nacional seria subsidiado, nem assim teria efeito. Pouco importa se o filme é brasileiro ou estrangeiro. Se o filme é bom, o consumidor irá assistir", disse Marcel Van Hattem (Novo-RS).

A relatora defendeu o projeto. "O cinema brasileiro precisa ser respeitado. Se ouviu cada absurdo aqui essa noite. Cada um vai poder assistir o que quiser, mas vai poder também assistir cinema nacional. O projeto prevê liberdade de programação", disse Feghali.

FONTE: Evandro Éboli - Correio Braziliense

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem Pan baixa a cabeça e demite Thiago Pavinatto, (Veja o Vídeo)

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22). A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Nesta segunda (21), Pavinatto comentou a decisão do desembargador Airton Vieira, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), de ter inocentado um acusado de estupro contra uma menina de 13 anos. Exaltado com a notícia, Pavinatto ofendeu o magistrado e, mesmo a emissora pedindo para que ele se desculpasse, o profissional se negou. – A direção da casa está pedindo uma retratação ao desembargador Airton Vieira e eu não vou fazer. E eu deixo claro aqui: eu não vou fazer uma retratação para uma pessoa que ganha dinheiro público, livra um pedófilo, e ainda chama a vítima, de 13 anos de idade, de vagabunda – declarou. E continuou: – Eu me nego a fazer. Estou sendo cobrado insistentemente a me retratar. Eu n

Thiago Pavinatto se pronuncia após saída da Jovem Pan

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22) . A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Em alguns posts nas redes o apresentador comentou o seguinte: "Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. Eu jamais, JAMAIS, pediria desculpas por me revoltar contra um desembargador que inocentou um pedófilo septuagenário argumentando que a criança estuprada era prostituta e drogada. Não fui demitido: disse, com paz de espírito, que preferia perder o contrato a perder a decência. Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. — Pavinatto (@Pavinatto) August 23, 2023

Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)

Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha.  O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado