Programa de Lula amplia mistura de etanol na gasolina Programa de Lula amplia mistura de etanol na gasolina Programa de Lula amplia mistura de etanol na gasolina Pular para o conteúdo principal

Programa de Lula amplia mistura de etanol na gasolina


 
O governo federal encaminhou nesta quinta-feira (14) para o Congresso Nacional projeto de lei que cria o Programa Combustível do Futuro, com medidas para descarbonização de transportes e incentivo para o uso de combustíveis sustentáveis. A proposta começa a tramitar na Câmara dos Deputados.

Entre as medidas, o PL prevê alterar o limite mínimo e máximo de etanol anidro na gasolina. As misturas permitidas, hoje entre 18% e 27,5%, passariam ao intervalo entre 22% e 30%, condicionado à constatação da viabilidade técnica. Atualmente a adição de etanol é a máxima permitida na lei, de 27,5%.

Diesel Verde e combustível sustentável de aviação

A proposta também cria dois programas. Um deles é o Diesel Verde, para reduzir a dependência externa do petróleo.

O diesel verde pode ser produzido a partir de matérias-primas renováveis e com baixa emissão de carbono, o que inclui óleos vegetais e gorduras de origem animal. A ideia é criar uma participação mínima e obrigatória de diesel verde no derivado de petróleo, como ocorre com o etanol na gasolina.

Embora possa usar as mesmas matérias-primas do biodiesel, o diesel verde é produzido de maneira diferente e tem outra composição química, mais semelhante à do diesel fóssil. Dessa forma, em tese ele pode ser misturado ao derivado de petróleo em qualquer proporção e sem exigir alteração de motores.

Não é o que ocorre com o biodiesel, que já é adicionado ao diesel comum, na proporção de 12%. Esse produto não é um substituto integral do fóssil e, a partir de certo patamar, pode prejudicar os motores.

Conforme mostrou reportagem da Gazeta do Povo, a mistura pôs em pé de guerra algumas das indústrias mais poderosas do país, com segmentos ligados ao petróleo, transporte, veículos e maquinários de um lado e, de outro, o empresariado dos biocombustíveis e do agronegócio.

O outro programa é voltado para desenvolver combustível sustentável de aviação (SAF, em inglês), com aumento gradual da mistura de SAF ao querosene de aviação fóssil.

De acordo com o governo, pela nova política os operadores aéreos ficam obrigados a reduzir gradualmente as emissões de dióxido de carbono, de 1% a partir de 2027, chegando a uma redução de 10% em 2037.

Apesar do lançamento oficial nesta quinta, com presença de ministros e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Combustível do Futuro é, na verdade, um apanhado de diversas ações em andamento. Ele integra a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), o Programa Rota 2030 (Mobilidade e Logística) e o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE Veicular).

"Precisamos dar incentivo para as energias renováveis e atrair os investimentos para dar competitividade aos biocombustíveis em relação aos combustíveis fósseis. Não podemos ser meros exportadores de commodities e importadores do produto já processado. Temos que investir na nossa industrialização, desenvolver a bioeconomia nacional, gerar emprego e renda”, disse o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

As outras duas iniciativas do PL apresentado hoje definem, ainda, o marco regulatório dos combustíveis sintéticos no Brasil e outro para o exercício das atividades de captura e estocagem geológica de dióxido de carbono (CO₂).


FONTE: Gazeta do Povo

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem Pan baixa a cabeça e demite Thiago Pavinatto, (Veja o Vídeo)

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22). A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Nesta segunda (21), Pavinatto comentou a decisão do desembargador Airton Vieira, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), de ter inocentado um acusado de estupro contra uma menina de 13 anos. Exaltado com a notícia, Pavinatto ofendeu o magistrado e, mesmo a emissora pedindo para que ele se desculpasse, o profissional se negou. – A direção da casa está pedindo uma retratação ao desembargador Airton Vieira e eu não vou fazer. E eu deixo claro aqui: eu não vou fazer uma retratação para uma pessoa que ganha dinheiro público, livra um pedófilo, e ainda chama a vítima, de 13 anos de idade, de vagabunda – declarou. E continuou: – Eu me nego a fazer. Estou sendo cobrado insistentemente a me retratar. Eu n

Thiago Pavinatto se pronuncia após saída da Jovem Pan

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22) . A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Em alguns posts nas redes o apresentador comentou o seguinte: "Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. Eu jamais, JAMAIS, pediria desculpas por me revoltar contra um desembargador que inocentou um pedófilo septuagenário argumentando que a criança estuprada era prostituta e drogada. Não fui demitido: disse, com paz de espírito, que preferia perder o contrato a perder a decência. Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. — Pavinatto (@Pavinatto) August 23, 2023

Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)

Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha.  O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado