No STF, tribunais lançam prêmio de jornalismo "marrom" No STF, tribunais lançam prêmio de jornalismo "marrom" No STF, tribunais lançam prêmio de jornalismo "marrom" Pular para o conteúdo principal

No STF, tribunais lançam prêmio de jornalismo "marrom"


 
Em cerimônia realizada na noite desta quarta-feira (13/9) no Supremo Tribunal Federal (STF), presidentes dos tribunais superiores lançaram o 1º Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário. A iniciativa é um dos eventos que marcam os 35 anos da Constituição Federal, comemorado em 5 de outubro deste ano.

A primeira edição do prêmio pretende chamar atenção para os atentados de 8 de janeiro, quando a democracia foi atacada por extremistas que invadiram as sedes dos Três Poderes, na Esplanada dos Ministérios. A iniciativa é resultado de uma parceria inédita entre o Supremo, o Tribunal Superior do Trabalho (TST), o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Superior Tribunal Militar (STM) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No lançamento, a ministra Rosa Weber, presidente do STF, destacou que a liberdade de imprensa é essencial para a democracia. "É uma iniciativa inédita da Justiça brasileira. Para reconhecer o trabalho em conjunto da imprensa pela democracia. É uma data do aniversário da Constituição Federal de 1988, que consagra a liberdade de imprensa, protegida pela carta magna. O jornalismo independente é o melhor aliado ao discurso de ódio e a intolerância", declarou.

"O tema inicial é o 8 de janeiro de 2023, o dia da infâmia, como eu o nomeio. Já disse várias vezes e repito, não há democracia sem poder Judiciário independente e sem imprensa livre", completou Rosa. As inscrições começam no próximo dia 18, para jornalistas e veículos de imprensa de todo o país, e seguem até janeiro.

A presidente do TST, Maria Thereza de Assis Moura, destacou que a imprensa é fundamental para permitir transparência no regime democrático. "Essa cerimônia celebra uma parceria inédita no judiciário nacional. Essencial para a construção de uma sociedade mais transparente e mais justa, a imprensa nunca se furtou de sua missão. A imprensa acompanhou os lamentáveis ataques de 8 de janeiro e saiu em defesa da democracia. Este prêmio de jornalismo, nos 35 anos da constituição cidadã, marca", afirmou.

Alexandre de Moraes, presidente do TSE, lembrou dos atentados de 8 de janeiro, mas disse que o Brasil passa por seu período de estabilidade mais longo. "A constituição de 1988 vai completar 35 anos, o maior período de estabilidade democrática da República. Obviamente estabilidade não significa tranquilidade. Mas a aposta do Constituinte de estabelecer a liberdade de imprensa se mostrou vencedora. Nos momentos mais críticos, nos atentados de 8 de janeiro, a democracia mostrou que não vive nem sem um, nem sem outro (imprensa e Justiça)", disse.


FONTE: Renato Souza - Correio Brasiliense

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem Pan baixa a cabeça e demite Thiago Pavinatto, (Veja o Vídeo)

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22). A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Nesta segunda (21), Pavinatto comentou a decisão do desembargador Airton Vieira, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), de ter inocentado um acusado de estupro contra uma menina de 13 anos. Exaltado com a notícia, Pavinatto ofendeu o magistrado e, mesmo a emissora pedindo para que ele se desculpasse, o profissional se negou. – A direção da casa está pedindo uma retratação ao desembargador Airton Vieira e eu não vou fazer. E eu deixo claro aqui: eu não vou fazer uma retratação para uma pessoa que ganha dinheiro público, livra um pedófilo, e ainda chama a vítima, de 13 anos de idade, de vagabunda – declarou. E continuou: – Eu me nego a fazer. Estou sendo cobrado insistentemente a me retratar. Eu n

Thiago Pavinatto se pronuncia após saída da Jovem Pan

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22) . A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Em alguns posts nas redes o apresentador comentou o seguinte: "Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. Eu jamais, JAMAIS, pediria desculpas por me revoltar contra um desembargador que inocentou um pedófilo septuagenário argumentando que a criança estuprada era prostituta e drogada. Não fui demitido: disse, com paz de espírito, que preferia perder o contrato a perder a decência. Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. — Pavinatto (@Pavinatto) August 23, 2023

Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)

Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha.  O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado