Maioria das Famílias Brasileiras tem Dividas até o Pescoço Maioria das Famílias Brasileiras tem Dividas até o Pescoço Maioria das Famílias Brasileiras tem Dividas até o Pescoço Pular para o conteúdo principal
;

Maioria das Famílias Brasileiras tem Dividas até o Pescoço

 

Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada nesta terça-feira.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou que o percentual de famílias brasileiras que relataram ter dívidas a vencer caiu 0,7 ponto percentual em agosto, chegando a 77,4%. Isso representa o menor nível de endividamento desde junho de 2022, conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic).

Apesar da melhora no cenário do endividamento, o grau de inadimplência das famílias aumentou, com o percentual de consumidores com dívidas em atraso subindo de 29,6% em julho para 30% em agosto. Esse é o maior índice desde novembro de 2022, com 3 em cada 10 pessoas endividadas relatando compromissos atrasados.

Além disso, o percentual de pessoas que afirmaram não ter condições de pagar dívidas de meses anteriores também aumentou, passando de 12,2% para 12,7% na mesma comparação. Esse é o maior nível registrado para esse indicador desde o início da série histórica da Peic, em janeiro de 2010.

A economista da CNC responsável pela Peic, Izis Ferreira, apontou que a queda da inflação e o aumento do emprego formal desde o ano passado têm ajudado os orçamentos familiares, levando a menos pessoas a recorrerem ao crédito. No entanto, os juros elevados e o aumento da quantidade de dívidas a vencer têm dificultado o pagamento de compromissos em atraso.

A CNC estima que o percentual de consumidores endividados continuará a diminuir nos próximos meses, chegando a cerca de 77% em setembro. No entanto, a tendência é que o endividamento volte a aumentar no final de 2023, encerrando o ano próximo a 78% do total de famílias no país.

  Dívidas por faixa de renda

A pesquisa de agosto da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) revela que o endividamento está diminuindo tanto no mês quanto no ano entre consumidores de diferentes faixas de renda, com destaque para uma queda mais significativa entre aqueles com renda entre 5 e 10 salários mínimos. Nesse grupo, o percentual de endividados caiu de 77,4% em julho para 75,4% em agosto. No entanto, a inadimplência (dívidas em atraso) aumentou em todas as faixas de renda nas comparações mensal e anual.

Em relação às modalidades de dívida, a pesquisa apontou uma redução no número de endividados no cartão de crédito em agosto, com 85,5% dos endividados, em comparação com 85,9% em julho. Esse é o segundo declínio consecutivo, levando o indicador ao menor nível desde agosto do ano passado.

Também foi observada uma leve redução de 0,1 ponto percentual no volume de endividados no cheque especial, para 4,1%, e no crédito consignado, para 5,1%.

FONTE: terrabrasilnoticias.com

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem Pan baixa a cabeça e demite Thiago Pavinatto, (Veja o Vídeo)

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22). A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Nesta segunda (21), Pavinatto comentou a decisão do desembargador Airton Vieira, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), de ter inocentado um acusado de estupro contra uma menina de 13 anos. Exaltado com a notícia, Pavinatto ofendeu o magistrado e, mesmo a emissora pedindo para que ele se desculpasse, o profissional se negou. – A direção da casa está pedindo uma retratação ao desembargador Airton Vieira e eu não vou fazer. E eu deixo claro aqui: eu não vou fazer uma retratação para uma pessoa que ganha dinheiro público, livra um pedófilo, e ainda chama a vítima, de 13 anos de idade, de vagabunda – declarou. E continuou: – Eu me nego a fazer. Estou sendo cobrado insistentemente a me retratar. Eu n

Thiago Pavinatto se pronuncia após saída da Jovem Pan

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22) . A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Em alguns posts nas redes o apresentador comentou o seguinte: "Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. Eu jamais, JAMAIS, pediria desculpas por me revoltar contra um desembargador que inocentou um pedófilo septuagenário argumentando que a criança estuprada era prostituta e drogada. Não fui demitido: disse, com paz de espírito, que preferia perder o contrato a perder a decência. Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. — Pavinatto (@Pavinatto) August 23, 2023

Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)

Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha.  O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado