Lula Desesperado Por Dinheiro Quer Vender O Brasil Para a União Europeia Lula Desesperado Por Dinheiro Quer Vender O Brasil Para a União Europeia Lula Desesperado Por Dinheiro Quer Vender O Brasil Para a União Europeia Pular para o conteúdo principal

Lula Desesperado Por Dinheiro Quer Vender O Brasil Para a União Europeia



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse na Cúpula do G20, em Nova Delhi, na Índia, que a União Europeia precisa decidir se quer fechar o acordo de livre comércio com o Mercosul.

“Nos próximos meses a gente tem que chegar num acordo: Ou sim, ou não. Ou parar de discutir o acordo porque, depois de 22 anos [de negociações], ninguém acredita mais [na possibilidade de aprovação]”, disse o presidente.

“Eu estou com vontade de fazer o acordo enquanto eu sou o presidente do Mercosul”, disse ele. O Brasil ocupa a presidência rotativa do bloco comercial sul-americano até o fim deste ano.

Os blocos fecharam as bases do acordo de livre comércio em 2019, depois de mais de 20 anos de negociações.

Em março deste ano, porém, a União Europeia enviou uma “side letter”, uma espécie de adendo ao texto original, ao Mercosul, colocando novas condições ambientais para a ratificação do tratado.

As novas demandas europeias incluem a aplicação de sanções e restrições ao comércio entre os blocos em caso de desmatamento e desrespeito ao meio ambiente.

Lula se reuniu com vários líderes europeus na Cúpula do G20, incluindo a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente da França, Emmanuel Macron.

A CNN apurou que o presidente brasileiro disse a Macron durante a reunião bilateral que as exigências europeias eram “ofensivas” e “inaceitáveis”.

O presidente francês já havia dito a Lula, em reunião anterior, que o acordo só passaria na Assembleia Nacional de seu país se tivesse amplo apoio de partidos da direita e extrema-direita – algo considerado improvável no momento.

Para entrar em vigor, o acordo precisa ser ratificado por todos os países membros dos dois blocos, os quatro do Mercosul e os 27 da União Europeia.

Perguntado em Nova Delhi se acreditava na possibilidade de o acordo ser realmente aprovado, Lula disse que sim. Mas defendeu que uma negociação política precisa ser feita para isso.

“Eu acho que é possível. Eu sempre digo que quando a gente quer encontrar uma solução para um acordo, a gente não manda emissário. A gente vai pessoalmente. A União Europeia tem seus negociadores comerciais. Mas quem negocia de verdade são os governos. Eu quero sentar pessoalmente com o Macron, com o [primeiro-ministro alemão Olaf] Scholz para decidir as coisas”, disse o presidente brasileiro.

Além da questão ambiental, o governo brasileiro também resiste a um tópico do acordo negociado que liberaria empresas de países dos dois blocos a participar de licitações para compras governamentais em igualdade de condições.

O governo, no entanto, defende uma reserva de mercado para as empresas brasileiras neste tópico.

“A gente não aceita ameaças de sanções [ambientais] e não aceita a ideia das compras governamentais. Elas são um instrumento de política industrial de cada país. Foi assim nos Estados Unidos, foi assim na Alemanha e será assim no Brasil”, afirmou.

FONTE: CNN Brasil

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem Pan baixa a cabeça e demite Thiago Pavinatto, (Veja o Vídeo)

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22). A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Nesta segunda (21), Pavinatto comentou a decisão do desembargador Airton Vieira, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), de ter inocentado um acusado de estupro contra uma menina de 13 anos. Exaltado com a notícia, Pavinatto ofendeu o magistrado e, mesmo a emissora pedindo para que ele se desculpasse, o profissional se negou. – A direção da casa está pedindo uma retratação ao desembargador Airton Vieira e eu não vou fazer. E eu deixo claro aqui: eu não vou fazer uma retratação para uma pessoa que ganha dinheiro público, livra um pedófilo, e ainda chama a vítima, de 13 anos de idade, de vagabunda – declarou. E continuou: – Eu me nego a fazer. Estou sendo cobrado insistentemente a me retratar. Eu n

Thiago Pavinatto se pronuncia após saída da Jovem Pan

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22) . A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Em alguns posts nas redes o apresentador comentou o seguinte: "Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. Eu jamais, JAMAIS, pediria desculpas por me revoltar contra um desembargador que inocentou um pedófilo septuagenário argumentando que a criança estuprada era prostituta e drogada. Não fui demitido: disse, com paz de espírito, que preferia perder o contrato a perder a decência. Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. — Pavinatto (@Pavinatto) August 23, 2023

Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)

Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha.  O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado