Gosta do horário de verão, leia e entenda se ele volta em 2023 Gosta do horário de verão, leia e entenda se ele volta em 2023 Gosta do horário de verão, leia e entenda se ele volta em 2023 Pular para o conteúdo principal

Gosta do horário de verão, leia e entenda se ele volta em 2023



O Ministério de Minas e Energia divulgou nesta semana uma análise técnica que concluiu pela não retomada do horário de verão em 2023, uma medida que havia sido suspensa em 2019. Esta decisão se baseou em diversos fatores que demonstram a força do sistema energético nacional.

A análise avaliou detalhadamente a situação dos reservatórios e a disponibilidade das fontes renováveis de energia no país, chegando à conclusão de que elas são mais do que suficientes para atender à demanda da população brasileira.

Um dos aspectos levados em consideração foi a mudança no comportamento de consumo de energia ao longo dos últimos anos. O avanço tecnológico e a maior consciência em relação ao uso eficiente de eletricidade resultaram em um cenário onde o horário de verão já não se mostra tão eficaz quanto costumava ser.

Os níveis dos reservatórios das hidrelétricas, que são uma das principais fontes de geração de energia no Brasil, também foram analisados. Segundo o Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), a expectativa é de que eles permaneçam acima de 70% nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte até o final do mês, o que reforça a segurança energética do país.
Apesar da análise, a decisão final não cabe ao Ministério de Minas e Energia.


Horário de Verão

O horário de verão, que nasceu em 1931 e passou a ser adotado regularmente a partir de 1985, tinha como objetivo aproveitar a iluminação natural durante o verão, visando à economia de energia elétrica e à redução do risco de apagões.

No entanto, em 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL-RJ), a medida foi suspensa com base em mudanças no padrão de consumo de energia e nos avanços tecnológicos que alteraram o perfil de demanda.

Mesmo durante a crise hídrica de 2021, quando se considerou a retomada do horário de verão, a suspensão prevaleceu.

FONTE: Terra Brasil Notícias

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem Pan baixa a cabeça e demite Thiago Pavinatto, (Veja o Vídeo)

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22). A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Nesta segunda (21), Pavinatto comentou a decisão do desembargador Airton Vieira, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), de ter inocentado um acusado de estupro contra uma menina de 13 anos. Exaltado com a notícia, Pavinatto ofendeu o magistrado e, mesmo a emissora pedindo para que ele se desculpasse, o profissional se negou. – A direção da casa está pedindo uma retratação ao desembargador Airton Vieira e eu não vou fazer. E eu deixo claro aqui: eu não vou fazer uma retratação para uma pessoa que ganha dinheiro público, livra um pedófilo, e ainda chama a vítima, de 13 anos de idade, de vagabunda – declarou. E continuou: – Eu me nego a fazer. Estou sendo cobrado insistentemente a me retratar. Eu n

Thiago Pavinatto se pronuncia após saída da Jovem Pan

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22) . A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Em alguns posts nas redes o apresentador comentou o seguinte: "Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. Eu jamais, JAMAIS, pediria desculpas por me revoltar contra um desembargador que inocentou um pedófilo septuagenário argumentando que a criança estuprada era prostituta e drogada. Não fui demitido: disse, com paz de espírito, que preferia perder o contrato a perder a decência. Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. — Pavinatto (@Pavinatto) August 23, 2023

Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)

Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha.  O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado