Fez o L, agora faz o A de arrependido Fez o L, agora faz o A de arrependido Fez o L, agora faz o A de arrependido Pular para o conteúdo principal
;

Fez o L, agora faz o A de arrependido


 Ivan Baron, 24, influenciador com deficiência que subiu a rampa do Planalto e entregou a faixa ao presidente Lula na posse, em janeiro, usou as redes sociais para criticar uma fala considerada capacitista do mandatário.

Durante a live semanal Conversa com o Presidente, Lula falava sobre uma cirurgia que fará no quadril.

"O (Ricardo) Stuckert (fotógrafo do presidente) não quer que eu ande de andador. Ele já falou: 'Não vou filmar você de andador'. Então significa que vocês não vão me ver de andador ou de muleta. Vão me ver sempre bonito, como se eu não tivesse sequer operado", disse.

A declaração foi rebatida por Baron, que a considerou "desnecessária". "E essa fala desnecessária que o presidente Lula reproduziu? É nítido que ele não falou por mal, mas, ao mesmo tempo, não podemos deixar esse erro capacitista passar despercebido", escreveu no Twitter.

"Associar o uso de tecnologia assistiva a falta de beleza é um tanto que problemático e não contribui em nada no processo de aceitação de quem precisa. Dá a entender que nossos corpos são errados e incompletos. Reforça o capacitismo", emendou. Lula ainda não havia se manifestado sobre a gafe.

Nascido no Rio Grande do Norte, o jovem teve meningite viral aos três anos, o que causou uma paralisia cerebral. Hoje, o influenciador cria conteúdo sobre inclusão e ensina sobre capacitismo —termo utilizado para descrever comportamentos que reforçam estigmas sobre pessoas com deficiência.

Baron também participou de eventos da campanha de Lula em 2022. Na véspera das eleições, discursou sobre pessoas com deficiência e afirmou que o governo Lula foi o que mais fez pela saúde (?).

No último dia 18, Ivan Baron disse que entraria com um processo contra o humorista Léo Lins. Em publicação nas redes sociais, afirmou ter sido vítima de capacitismo por parte do comediante durante um show recente de stand-up. Ao F5, Baron confirmou que registrou um boletim de ocorrência por injúria contra Lins e que iria formalizará o processo em breve.

No trecho que viralizou nas redes sociais, Léo Lins fala sobre a escolha das pessoas que subiram a rampa da posse de Lula, em janeiro, sendo que um deles foi Baron. Para descrever o influencer, Lins supostamente faz os trejeitos dele.

O mais interessante é que apesar de Baron se mostrar arrependido, ainda assim continua em uma defesa ferrenha em relação a atitudes do petista e do partido, e quer processar um humorista que não necessariamente criticou ele, mas que critica a todos e a fatos da vida de acordo com sua profissão.

FONTE: F5/Folha de SP




Postagens mais visitadas deste blog

Jovem Pan baixa a cabeça e demite Thiago Pavinatto, (Veja o Vídeo)

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22). A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Nesta segunda (21), Pavinatto comentou a decisão do desembargador Airton Vieira, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), de ter inocentado um acusado de estupro contra uma menina de 13 anos. Exaltado com a notícia, Pavinatto ofendeu o magistrado e, mesmo a emissora pedindo para que ele se desculpasse, o profissional se negou. – A direção da casa está pedindo uma retratação ao desembargador Airton Vieira e eu não vou fazer. E eu deixo claro aqui: eu não vou fazer uma retratação para uma pessoa que ganha dinheiro público, livra um pedófilo, e ainda chama a vítima, de 13 anos de idade, de vagabunda – declarou. E continuou: – Eu me nego a fazer. Estou sendo cobrado insistentemente a me retratar. Eu n

Thiago Pavinatto se pronuncia após saída da Jovem Pan

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22) . A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Em alguns posts nas redes o apresentador comentou o seguinte: "Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. Eu jamais, JAMAIS, pediria desculpas por me revoltar contra um desembargador que inocentou um pedófilo septuagenário argumentando que a criança estuprada era prostituta e drogada. Não fui demitido: disse, com paz de espírito, que preferia perder o contrato a perder a decência. Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. — Pavinatto (@Pavinatto) August 23, 2023

Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)

Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha.  O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado