O Pleno.News esteve na pré-estreia do filme Som da Liberdade (Sound of Freedom), no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (18). Na ocasião, nossa equipe conversou com os responsáveis pela obra que tem feito grande sucesso; entre eles, o diretor e roteirista mexicano Alejandro Monteverde. O cineasta descreveu seu trabalho no filme como um senso de “propósito” e uma “missão” para conscientizar o mundo sobre o tráfico infantil.
Outro profissional diretamente envolvido na obra que esteve presente no tapete vermelho foi o cofundador da Angel Studios, Jeffrey Harmon. Na entrevista, o empresário discorreu sobre o engajamento das pessoas que investiram em produções como Som da Liberdade e a série The Chosen, revelando a receita para esses grandes sucessos. Harmon também conclamou as pessoas a agirem em prol das crianças e protegê-las.
CONFIRA AS ENTREVISTAS:
Senhor Monteverde, como você teve a ideia de escrever sobre a história de Tim Ballard?
Este é um filme que me encontrou. Eu não procurei pelo filme. Eu não acordei um dia e disse: “Eu quero fazer um filme sobre tráfico de crianças ou abuso de crianças”. Eu acordei um dia sabendo que eu tinha que fazer algo sobre isso. E eu comecei a escrever um roteiro sobre esse tema, tráfico de crianças. Então, esse filme quase me soa como um chamado.
Como foi dirigir e escrever sobre um filme com uma mensagem tão profunda?
Foi muito difícil. Porque eu tinha que desvendar como escrever um filme que a audiência pudesse realmente aproveitar. Porque no final, é um filme. E nós vamos ao cinema aproveitar. É entretenimento. Então, como entreter pessoas trazendo um tema tão pesado?
O filme ganhou centenas de milhões de dólares e superou blockbusters. Você esperava tal sucesso?
Não, não. É uma completa surpresa. Me sinto maravilhado, animado. Estou animado, porque esse filme revela que há uma audiência que gosta de assistir a filmes como esse.
Senhor Harmon, a Angel Studios tem investido em produções que estão se mostrando muito bem-sucedidas e rentáveis, como The Chosen e Sound of Freedom. O que é necessário em uma produção para que vocês invistam nela?
Na Angel Studios nós usamos crowdfunding (financiamento coletivo). Então, não é só a Angel Studios. Quando Som da Liberdade chegou aos cinemas, nós tivemos 6.600 membros da nossa comunidade investindo para fazer a publicidade do filme. Então, não é o estúdio investindo, são as pessoas. E isso impulsiona o filme para o sucesso. The Chosen teve 17 mil pessoas investindo. Crowdfunding é o ingrediente secreto por trás do porquê as produções fazem tanto sucesso.
Qual sentimento que você quer que as pessoas tenham ao sair das salas de cinema depois de assistirem ao filme?
O sentimento de ação. Há milhões de crianças ao redor do mundo em situações desesperadoras. Este filme não é sobre Tim Ballard, não é sobre o ator Jim Caviezel, é sobre as crianças. As pessoas precisam sair pensando “eu posso agir”. Nós temos visto mundo afora políticos prometendo fazer algo, temos visto apreensão de tráfico sexual infantil e recebemos grande quantidade de ligações de organizações não governamentais dizendo “nós estamos além das expectativas”. Todos estão vindo nos dar suporte agora. E foi um deserto. Então, esse é um movimento mundial para salvar essas crianças.
FONTE: Pleno News