Começa obstrução no Senado em posição contra STF Começa obstrução no Senado em posição contra STF Começa obstrução no Senado em posição contra STF Pular para o conteúdo principal

Começa obstrução no Senado em posição contra STF


A votação de um projeto de lei que pretende fortalecer a atuação dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAEs) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) foi adiada na noite desta terça-feira (26) por falta de quórum. A votação não foi concluída devido à obstrução das votações por parte da oposição, que protesta contra decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que estariam invadindo a competência do Legislativo.

Os partidos PP, Republicanos e Novo anunciaram a obstrução do projeto durante a tarde de ontem. Senadores e deputados oposicionistas criticam a atuação do STF em temas como aborto, drogas, contribuição para sindicatos e marco temporal para a demarcação de terras indígenas.

O senador Rogério Marinho (PL-RN, foto, falando com Rodrigo Pacheco, presidente do Senado) capitaneou uma entrevista coletiva para anunciar a proposição de um plebiscito para consultar a população sobre a descriminalização do aborto, após a presidente do STF, Rosa Weber, pautar julgamento sobre o assunto e votar por descriminalizar a interrupção da gravidez até a 12ª semana de gestação. O julgamento foi interrompido a pedido do ministro Luís Roberto Barroso e ainda não tem data para ser retomado.

Merenda

O PLC 90/2018, que não chegou a ter a votação finalizada, foi apresentado pela senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), quando ainda era deputada. O projeto propõe o acréscimo, nas atribuições dos estados e municípios em relação à alimentação escolar, da responsabilidade de fornecer recursos financeiros, além de instalações físicas e recursos humanos, para garantir o pleno funcionamento dos CAEs.

A proposta já foi aprovada pela Comissão de Educação (CE) e conta com a relatoria da senadora Damares Alves (Republicanos-DF). Durante a discussão do projeto, o senador Carlos Viana (Podemos-MG) informou ter apresentado o PL 4552/2023, que visa a garantir o reajuste anual dos valores destinados à merenda escolar de acordo com a inflação.

O senador ressaltou a importância do programa de alimentação escolar para muitas crianças e jovens brasileiros, que só têm acesso a uma refeição saudável e adequada no ambiente escolar. Ele destacou que as famílias em situação de vulnerabilidade social ainda enfrentam dificuldades para garantir alimentos suficientes e adequados diariamente, mesmo com programas de transferência de renda e outras políticas assistenciais.

A votação do PLC 90/2018 será retomada assim que for possível garantir o quórum necessário para sua conclusão.

Com informações da Agência Senado

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem Pan baixa a cabeça e demite Thiago Pavinatto, (Veja o Vídeo)

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22). A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Nesta segunda (21), Pavinatto comentou a decisão do desembargador Airton Vieira, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), de ter inocentado um acusado de estupro contra uma menina de 13 anos. Exaltado com a notícia, Pavinatto ofendeu o magistrado e, mesmo a emissora pedindo para que ele se desculpasse, o profissional se negou. – A direção da casa está pedindo uma retratação ao desembargador Airton Vieira e eu não vou fazer. E eu deixo claro aqui: eu não vou fazer uma retratação para uma pessoa que ganha dinheiro público, livra um pedófilo, e ainda chama a vítima, de 13 anos de idade, de vagabunda – declarou. E continuou: – Eu me nego a fazer. Estou sendo cobrado insistentemente a me retratar. Eu n

Thiago Pavinatto se pronuncia após saída da Jovem Pan

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22) . A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Em alguns posts nas redes o apresentador comentou o seguinte: "Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. Eu jamais, JAMAIS, pediria desculpas por me revoltar contra um desembargador que inocentou um pedófilo septuagenário argumentando que a criança estuprada era prostituta e drogada. Não fui demitido: disse, com paz de espírito, que preferia perder o contrato a perder a decência. Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. — Pavinatto (@Pavinatto) August 23, 2023

Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)

Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha.  O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado