Ciro Nogueira defende oposição ao governo: "Água e óleo não se misturam" Ciro Nogueira defende oposição ao governo: "Água e óleo não se misturam" Ciro Nogueira defende oposição ao governo: "Água e óleo não se misturam" Pular para o conteúdo principal

Ciro Nogueira defende oposição ao governo: "Água e óleo não se misturam"


 
O presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PP-PI), declarou nesta quarta-feira (20/9) que "água e óleo não se misturam", após a legenda aprovar, ontem, uma Agenda Central com "valores pétreos", que contrariam pautas defendidas pelo governo. O documento foi elaborado uma semana após o partido entrar na Esplanada dos Ministérios.

O documento traz temas como o combate a invasões de terras, defesa de privatizações e flexibilização dos direitos trabalhistas. O senador é vocalmente contra a adesão ao governo, consolidada após a nomeação do então líder do PP na Câmara dos Deputados, André Fufuca, ao Ministério dos Esportes.

"A Executiva Nacional do Progressistas aprovou por unanimidade a Agenda Central, nossas cláusulas pétreas, nossos princípios essenciais que devem ser seguidos por todos no partido. São a nossa essência, o que nos fazem sermos o que somos. A nossa identidade para dizer, em última instância: água e óleo não se misturam! Em nossas convicções centrais, fecharemos até questão. Seremos uma só voz", frisou Nogueira em sua conta no X (antigo Twitter).

Outros parlamentares, porém, especialmente o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), falam publicamente que é natural a legenda aderir à base governista após ganhar um ministério.

A Agenda Central do PP foi aprovada pela Executiva Nacional da legenda durante reunião ontem na Câmara. O texto é de autoria da líder do partido no Senado, Tereza Cristina (PP-MS). Em nota, a sigla enfatizou que a agenda "deverá ser obedecida por todos os integrantes do partido, independentemente de acordos locais ou apoio ao governo federal, ou a governos estaduais".

Combate a invasões e privatização

O documento traz 11 princípios que devem ser seguidos, com um breve texto detalhando cada um. Ao citar posição contrária ao aumento de impostos, a legenda critica o retorno da contribuição sindical, aprovado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Na área econômica, o partido também defende a redução dos entraves burocráticos a empreendedores e o direito à propriedade. "Proteger propriedades, combater invasões e assegurar os direitos dos legítimos proprietários não apenas traz segurança, mas também fomenta o investimento e a iniciativa privada", diz o texto, sem explicitar o combate a invasões de terra.

Em relação à gestão pública, o partido defende que "privatizações estratégicas podem transformar empresas deficitárias, aliviando o fardo sobre os contribuintes e revitalizando nossa economia". O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), porém, é veementemente contra as privatizações.

O partido também se posiciona em defesa da liberdade religiosa e valorizando a família, posicionamentos que agradam ao eleitorado conservador. "Paralelamente, a valorização da vida desde sua concepção até a terceira idade emerge como um pilar fundamental para moldar uma sociedade mais cuidadosa e respeitosa. Enfatizamos que todas as vidas possuem valor inestimável, e este princípio abrange desde os não nascidos até mulheres grávidas, famílias e idosos", aponta, posicionando ainda a sigla como contrária à legalização do aborto.

O último princípio da agenda trata de segurança pública e combate à corrupção, citando também o debate sobre a descriminalização das drogas. "Reforçando nosso compromisso, nos posicionamos contra a descriminalização das drogas, defendendo a prevenção e a educação como pilares para um país livre do flagelo das drogas", registra o documento.

O PP se divide entre integrantes que defendem a adesão à base governista, especialmente a bancada na Câmara, e os que se posicionam em oposição a Lula. Um dia antes da criação da Agenda, Arthur Lira, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, disse que a "tendência natural" é que PP e Republicanos integrem os governistas após a indicação de ministros, mas ressaltou que não é possível garantir que todos os integrantes vão votar a favor do governo.

FONTE: Victor Correia - Correio Brasiliense


Postagens mais visitadas deste blog

Jovem Pan baixa a cabeça e demite Thiago Pavinatto, (Veja o Vídeo)

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22). A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Nesta segunda (21), Pavinatto comentou a decisão do desembargador Airton Vieira, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), de ter inocentado um acusado de estupro contra uma menina de 13 anos. Exaltado com a notícia, Pavinatto ofendeu o magistrado e, mesmo a emissora pedindo para que ele se desculpasse, o profissional se negou. – A direção da casa está pedindo uma retratação ao desembargador Airton Vieira e eu não vou fazer. E eu deixo claro aqui: eu não vou fazer uma retratação para uma pessoa que ganha dinheiro público, livra um pedófilo, e ainda chama a vítima, de 13 anos de idade, de vagabunda – declarou. E continuou: – Eu me nego a fazer. Estou sendo cobrado insistentemente a me retratar. Eu n

Thiago Pavinatto se pronuncia após saída da Jovem Pan

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22) . A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Em alguns posts nas redes o apresentador comentou o seguinte: "Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. Eu jamais, JAMAIS, pediria desculpas por me revoltar contra um desembargador que inocentou um pedófilo septuagenário argumentando que a criança estuprada era prostituta e drogada. Não fui demitido: disse, com paz de espírito, que preferia perder o contrato a perder a decência. Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. — Pavinatto (@Pavinatto) August 23, 2023

Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)

Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha.  O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado