Anielle Franco aciona MJSP contra ameaças e ataques de ódio que tem recebido Anielle Franco aciona MJSP contra ameaças e ataques de ódio que tem recebido Anielle Franco aciona MJSP contra ameaças e ataques de ódio que tem recebido Pular para o conteúdo principal
;

Anielle Franco aciona MJSP contra ameaças e ataques de ódio que tem recebido


 A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, pediu que o Ministério da Justiça e Segurança Pública investigue possíveis crimes em razão das graves ameaças à sua integridade física e aos ataques de ódio recebidos nas redes sociais e via e-mail institucional do ministério desde o início da semana.

Os crimes ocorreram, na sua maioria, entre os dias 26 e 28 de setembro, por meio das redes sociais Instagram, X (antigo twitter) e também através do e-mail institucional.

O aumento dos ataques violentos começaram no domingo (24/9), com a repercussão da agenda de enfrentamento ao racismo nos esportes. Na ocasião, a ministra foi a São Paulo para a assinatura de um compromisso entre o Ministério da Igualdade Racial (MIR), do Esporte (MESP) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF); e a ação de divulgação do Disque 100 para denúncias junto ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, durante a final da Copa do Brasil, em São Paulo.

Em nota, o MIR afirmou que a final da Copa do Brasil foi escolhida para a realização da ação de divulgação pelo alto número de pessoas presentes no estádio e pela grande audiência, típica de uma final de campeonato.

Segundo o ministério, os textos dos ataques envolvem xingamentos, ameaças à vida, tentativas de intimidação e prática de racismo. “Piranha…tomara que tenha o msm fim da irmã…aqui é são paulo sua vaca suja”, diz um dos textos enviados como mensagem privada.

As provas teriam sido reunidas em formato de dossiê contendo os perfis, dias e horas dos envios/postagens, para municiarem a investigação e posterior responsabilização dos autores. “É muito doloroso receber ameaças de morte e violência por ser uma mulher na política e perceber que desde a minha irmã, nada mudou. Essa investigação é importante para podermos seguir com o nosso trabalho e a construção das políticas públicas para o povo brasileiro. É para isso que eu trabalho todos os dias”, afirma Anielle Franco.

Apesar de terem se intensificado recentemente, ataques com teor de injúria e calúnia não são novidades na trajetória da ministra. De acordo com ela, desde a morte de Marielle Franco, sua irmã, em 2018, Anielle vem sendo vítima de desinformação, discurso de ódio e violência política de gênero e raça.

FONTE: Débora Oliveira - Correio Braziliense

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem Pan baixa a cabeça e demite Thiago Pavinatto, (Veja o Vídeo)

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22). A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Nesta segunda (21), Pavinatto comentou a decisão do desembargador Airton Vieira, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), de ter inocentado um acusado de estupro contra uma menina de 13 anos. Exaltado com a notícia, Pavinatto ofendeu o magistrado e, mesmo a emissora pedindo para que ele se desculpasse, o profissional se negou. – A direção da casa está pedindo uma retratação ao desembargador Airton Vieira e eu não vou fazer. E eu deixo claro aqui: eu não vou fazer uma retratação para uma pessoa que ganha dinheiro público, livra um pedófilo, e ainda chama a vítima, de 13 anos de idade, de vagabunda – declarou. E continuou: – Eu me nego a fazer. Estou sendo cobrado insistentemente a me retratar. Eu n

Thiago Pavinatto se pronuncia após saída da Jovem Pan

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22) . A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Em alguns posts nas redes o apresentador comentou o seguinte: "Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. Eu jamais, JAMAIS, pediria desculpas por me revoltar contra um desembargador que inocentou um pedófilo septuagenário argumentando que a criança estuprada era prostituta e drogada. Não fui demitido: disse, com paz de espírito, que preferia perder o contrato a perder a decência. Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan. — Pavinatto (@Pavinatto) August 23, 2023

Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)

Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha.  O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado