Mais uma declaração desastrosa do líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, provocou reação imediata do presidente Donald Trump.
Zelensky afirmou que o conflito com a Rússia ainda estaria “muito, muito distante” de acabar.
Trump disse o seguinte:
“Esta é a pior declaração que Zelensky poderia ter feito, e a América não vai tolerar isso por muito mais tempo! Como eu disse, esse cara não quer que haja paz enquanto tiver o apoio da América. E a Europa, na reunião com Zelensky, declarou categoricamente que não pode agir sem os EUA — provavelmente não foi uma grande demonstração de força contra a Rússia. O que eles estão pensando?”
Na sequência, governo dos Estados Unidos decidiu suspender, temporariamente, toda a ajuda militar concedida à Ucrânia, conforme decisão divulgada nesta segunda-feira (3) pela imprensa norte-americana. A medida deve incluir, até mesmo, o cancelamento do envio de armas já em trânsito ou que já estavam na Polônia, prestes a chegar ao país de Volodymyr Zelensky.
A expectativa é que a paralisação dure até que fique claro para Trump que Zelensky estaria comprometido em fechar um acordo de paz ou um cessar-fogo com a Rússia.
Após o bate-boca com Zelensky ocorrido na sexta-feira (28.02), Trump reforçou nas redes sociais que o líder ucraniano só será bem-vindo à Casa Branca “quando estiver pronto para a paz”.
O ex-desembargador Sebastião Coelho foi detido nesta terça-feira, 25, no Supremo Tribunal Federal (STF), em flagrante delito, sob acusação de desacato e ofensas ao tribunal. A prisão foi determinada pelo presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, que também ordenou a lavratura de boletim de ocorrência. Coelho, que é advogado de Filipe Martins, ex-assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, tentou ingressar na 1ª Turma do STF para acompanhar o julgamento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Em um vídeo gravado pelo próprio Coelho, é possível vê-lo na porta do colegiado, alegando que foi impedido de entrar, apesar de afirmar que havia lugares vagos disponíveis. O STF rebateu e emitiu uma nota oficial alegando que Coelho não se cadastrou previamente para participar da sessão. Advogado de Filipe Martins, o desembargador Sebastião Coelho foi barrado na entrada do plenário da Primeira Turma do STF 🚨🚨🚨🚨 pic.twitter.com/EGaPuYyjam — Claudio Dantas (...