O presidente Donald Trump declarou, em 4 de março de 2025, durante discurso ao Congresso dos EUA, que a União Europeia, China, Brasil, México e Canadá cobram tarifas injustas dos Estados Unidos. Ele criticou o desequilíbrio comercial, afirmando que esses países impõem taxas mais altas sobre produtos americanos do que os EUA aplicam sobre suas importações.
Trump destacou a intenção de corrigir essa disparidade com medidas como tarifas retaliatórias, sem detalhar ações específicas contra o Brasil ou os outros mencionados. A declaração ocorre em um contexto de escalada comercial, após a imposição de tarifas de 25% sobre México e Canadá e 10% sobre a China, efetivadas em 4 de março. O objetivo, segundo ele, é proteger a economia americana e reequilibrar as relações comerciais.
O ex-desembargador Sebastião Coelho foi detido nesta terça-feira, 25, no Supremo Tribunal Federal (STF), em flagrante delito, sob acusação de desacato e ofensas ao tribunal. A prisão foi determinada pelo presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, que também ordenou a lavratura de boletim de ocorrência. Coelho, que é advogado de Filipe Martins, ex-assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, tentou ingressar na 1ª Turma do STF para acompanhar o julgamento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Em um vídeo gravado pelo próprio Coelho, é possível vê-lo na porta do colegiado, alegando que foi impedido de entrar, apesar de afirmar que havia lugares vagos disponíveis. O STF rebateu e emitiu uma nota oficial alegando que Coelho não se cadastrou previamente para participar da sessão. Advogado de Filipe Martins, o desembargador Sebastião Coelho foi barrado na entrada do plenário da Primeira Turma do STF 🚨🚨🚨🚨 pic.twitter.com/EGaPuYyjam — Claudio Dantas (...