O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), respondeu a um apelo do governo federal, liderado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para que os estados zerem o ICMS sobre alimentos da cesta básica. Em vídeo publicado nas redes sociais, Tarcísio afirmou que São Paulo já mantém o ICMS zerado para itens essenciais como arroz, feijão, ovos, farinhas, legumes e verduras desde o início de sua gestão, destacando que o estado "fez o dever de casa".
Ele aproveitou para provocar o governo federal, sugerindo que a responsabilidade fiscal, e não medidas como a isenção de impostos de importação, é o que promove justiça social. A declaração intensifica a disputa política entre Tarcísio, visto como possível candidato à Presidência em 2026, e Lula, em meio a pressões para reduzir o preço dos alimentos no Brasil.
O ex-desembargador Sebastião Coelho foi detido nesta terça-feira, 25, no Supremo Tribunal Federal (STF), em flagrante delito, sob acusação de desacato e ofensas ao tribunal. A prisão foi determinada pelo presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, que também ordenou a lavratura de boletim de ocorrência. Coelho, que é advogado de Filipe Martins, ex-assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, tentou ingressar na 1ª Turma do STF para acompanhar o julgamento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Em um vídeo gravado pelo próprio Coelho, é possível vê-lo na porta do colegiado, alegando que foi impedido de entrar, apesar de afirmar que havia lugares vagos disponíveis. O STF rebateu e emitiu uma nota oficial alegando que Coelho não se cadastrou previamente para participar da sessão. Advogado de Filipe Martins, o desembargador Sebastião Coelho foi barrado na entrada do plenário da Primeira Turma do STF 🚨🚨🚨🚨 pic.twitter.com/EGaPuYyjam — Claudio Dantas (...