O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), surpreendeu a todos e não cedeu diante da pressão da esquerda e do "sistema". Eduardo Bolsonaro (PL-SP) deve ficar à frente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDEN).
Com 99 parlamentares, a maior bancada da Câmara, o PL reivindica a liderança da CREDEN como parte da distribuição proporcional de cargos. O líder da legenda, Sóstenes Cavalcante (RJ), reforçou a Hugo Motta que o partido não abrirá mão da indicação de Eduardo Bolsonaro para o comando da comissão. Segundo Motta, a divisão segue critérios regimentais baseados no tamanho das bancadas.
“Essa distribuição é uma praxe regimental. Não há como mudar isso”, afirmou o presidente da Câmara.
A Comissão de Relações Exteriores é um espaço crucial para a política externa da Câmara. Para a direita, o controle da CREDEN é estratégico, pois viabiliza interlocuções internacionais diretas. Eduardo Bolsonaro, alinhado ao ex-presidente dos EUA Donald Trump, tem usado sua posição para reforçar pautas conservadoras e criticar o ministro do STF Alexandre de Moraes.
Hugo Motta está surpreendendo cada vez mais.
O ex-desembargador Sebastião Coelho foi detido nesta terça-feira, 25, no Supremo Tribunal Federal (STF), em flagrante delito, sob acusação de desacato e ofensas ao tribunal. A prisão foi determinada pelo presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, que também ordenou a lavratura de boletim de ocorrência. Coelho, que é advogado de Filipe Martins, ex-assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, tentou ingressar na 1ª Turma do STF para acompanhar o julgamento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Em um vídeo gravado pelo próprio Coelho, é possível vê-lo na porta do colegiado, alegando que foi impedido de entrar, apesar de afirmar que havia lugares vagos disponíveis. O STF rebateu e emitiu uma nota oficial alegando que Coelho não se cadastrou previamente para participar da sessão. Advogado de Filipe Martins, o desembargador Sebastião Coelho foi barrado na entrada do plenário da Primeira Turma do STF 🚨🚨🚨🚨 pic.twitter.com/EGaPuYyjam — Claudio Dantas (...