Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados desde 1º de fevereiro de 2025, está articulando um acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF) para aumentar o número de deputados federais de 513 para 527. A proposta surge em um contexto de revisão da distribuição de cadeiras, determinada pelo STF em 28 de fevereiro de 2025, que ordenou ajustes proporcionais à população dos estados conforme o Censo 2022 do IBGE.
Essa decisão resultaria na perda de 14 cadeiras em sete estados, como Rio de Janeiro, e no ganho de 14 em outros sete, como Pará e Minas Gerais. Motta busca negociar para evitar prejuízos a estados perdedores e, ao mesmo tempo, ampliar o total de parlamentares. A iniciativa foi anunciada em 10 de março de 2025 e tem gerado debates sobre os custos e a representatividade legislativa.
A Constituição brasileira estabelece que a Câmara deve ter no mínimo 8 e no máximo 70 deputados por estado, com o total atual fixado em 513 desde a Lei Complementar nº 78 de 1993. A proposta de Motta implica aumentar esse limite, o que exigiria alterações legislativas e aval do STF, já que a Corte determinou a adequação à proporcionalidade populacional.
O custo anual da Câmara, estimado em R$ 1,7 bilhão em 2025, poderia subir em cerca de R$ 50 milhões com 14 novos deputados, considerando salários, verbas de gabinete e auxílios.
Críticos apontam que o aumento pode ser visto como uma tentativa de inflar o sistema político em benefício de interesses partidários. Por outro lado, defensores argumentam que a medida poderia corrigir distorções na representação de estados mais populosos.
A articulação de Motta envolve consultas ao STF e negociações com líderes partidários, já que o PL, maior bancada da Câmara com 92 deputados, apoia a manutenção de sua influência. A proposta foi recebida com resistência por parte da sociedade civil e de parlamentares que defendem a contenção de gastos públicos, enquanto outros veem a oportunidade de ajustar desigualdades regionais.
O processo ainda está em fase inicial, e qualquer mudança depende de aprovação no Congresso e sanção presidencial. Se implementada, a alteração poderia vigorar a partir das eleições de 2026, impactando a composição da próxima legislatura. O desfecho dependerá do equilíbrio entre interesses políticos, decisões judiciais e a pressão popular por eficiência no uso de recursos públicos.
A defesa do tenente-coronel Ronald Ferreira de Araújo apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido para que o julgamento do militar ocorra em outra instância da Justiça. Ronald é um dos acusados de integrar uma organização que teria planejado um suposto golpe de Estado no Brasil após o resultado das eleições presidenciais de 2022, na qual o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tentava a reeleição. A defesa de Ronald Araújo sustenta que o STF não detém competência para julgar o caso, já que nenhum dos acusados possui foro por prerrogativa de função. Segundo os advogados, a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República é vaga e inepta, uma vez que não descreve com clareza os fatos e as condutas atribuídas ao militar – dificultando o exercício do direito de defesa. Ronald é acusado pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, gol...