O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) criticou a possível nomeação do também deputado Guilherme Boulos (Psol-SP) para a Secretaria-Geral da Presidência da República. O cargo é responsável pela articulação do governo Lula com movimentos sociais. Em tom de provocação, Gayer, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ironizou a possível escolha de Boulos:
“LULA quer BOULOS em um ministério. Será que ele finalmente vai criar o Ministério dos Vagabundos Terroristas?”, escreveu Gayer no Twitter/X.
Boulos cotado para assumir a Secretaria-Geral da Presidência
Líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), Guilherme Boulos passou a ser cotado para o ministério após a saída da deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) da disputa pelo cargo. Inicialmente, Gleisi era a favorita para assumir a Secretaria-Geral da Presidência, mas acabou escolhida para comandar a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) no lugar de Alexandre Padilha.
Já Padilha, por sua vez, foi transferido para o Ministério da Saúde, substituindo Nísia Trindade, demitida por Lula em 25 de fevereiro. Sua posse está prevista para 10 de março de 2025.
O ex-desembargador Sebastião Coelho foi detido nesta terça-feira, 25, no Supremo Tribunal Federal (STF), em flagrante delito, sob acusação de desacato e ofensas ao tribunal. A prisão foi determinada pelo presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, que também ordenou a lavratura de boletim de ocorrência. Coelho, que é advogado de Filipe Martins, ex-assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, tentou ingressar na 1ª Turma do STF para acompanhar o julgamento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Em um vídeo gravado pelo próprio Coelho, é possível vê-lo na porta do colegiado, alegando que foi impedido de entrar, apesar de afirmar que havia lugares vagos disponíveis. O STF rebateu e emitiu uma nota oficial alegando que Coelho não se cadastrou previamente para participar da sessão. Advogado de Filipe Martins, o desembargador Sebastião Coelho foi barrado na entrada do plenário da Primeira Turma do STF 🚨🚨🚨🚨 pic.twitter.com/EGaPuYyjam — Claudio Dantas (...