O líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), e o vice-líder do governo, Rogério Correia (MG), solicitaram à Procuradoria-Geral da República (PGR) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja obrigado a usar tornozeleira eletrônica. O pedido, feito nesta quinta-feira (6), visa evitar uma possível fuga do ex-mandatário para o exterior.
No requerimento, os parlamentares também pedem que Bolsonaro seja impedido de se aproximar de embaixadas estrangeiras, para evitar um eventual pedido de asilo diplomático. Além disso, solicitam que ele não possa sair de Brasília sem autorização judicial.
Os deputados justificam o pedido alegando que Bolsonaro já demonstrou intenção de deixar o Brasil e que há indícios de que ele possa buscar asilo diplomático.
No documento enviado à PGR, citam ainda declarações do ex-presidente incentivando a fuga de condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023, além da permanência clandestina no exterior.
O pedido agora aguarda análise da Procuradoria-Geral da República.
É um absurdo atrás de outro!
O ex-desembargador Sebastião Coelho foi detido nesta terça-feira, 25, no Supremo Tribunal Federal (STF), em flagrante delito, sob acusação de desacato e ofensas ao tribunal. A prisão foi determinada pelo presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, que também ordenou a lavratura de boletim de ocorrência. Coelho, que é advogado de Filipe Martins, ex-assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, tentou ingressar na 1ª Turma do STF para acompanhar o julgamento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Em um vídeo gravado pelo próprio Coelho, é possível vê-lo na porta do colegiado, alegando que foi impedido de entrar, apesar de afirmar que havia lugares vagos disponíveis. O STF rebateu e emitiu uma nota oficial alegando que Coelho não se cadastrou previamente para participar da sessão. Advogado de Filipe Martins, o desembargador Sebastião Coelho foi barrado na entrada do plenário da Primeira Turma do STF 🚨🚨🚨🚨 pic.twitter.com/EGaPuYyjam — Claudio Dantas (...