O deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do Partido Liberal na Câmara, protocolou um projeto de lei que impede a suspensão de passaportes de parlamentares como medida cautelar. O texto busca proibir a aplicação de medidas judiciais que restrinjam a liberdade de locomoção de deputados e senadores, argumentando que isso fere as prerrogativas parlamentares previstas na Constituição.
Na justificativa, Sóstenes afirma que tais direitos, como a liberdade de ir e vir, só podem ser limitados após condenação definitiva, visando proteger a independência do Legislativo e o equilíbrio entre os Poderes. O projeto surge em um contexto de tensões com o Judiciário, mas não cita casos específicos, como o de Eduardo Bolsonaro, que enfrenta risco de apreensão de passaporte. A proposta agora segue para análise nas comissões da Câmara.
O ex-desembargador Sebastião Coelho foi detido nesta terça-feira, 25, no Supremo Tribunal Federal (STF), em flagrante delito, sob acusação de desacato e ofensas ao tribunal. A prisão foi determinada pelo presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, que também ordenou a lavratura de boletim de ocorrência. Coelho, que é advogado de Filipe Martins, ex-assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, tentou ingressar na 1ª Turma do STF para acompanhar o julgamento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Em um vídeo gravado pelo próprio Coelho, é possível vê-lo na porta do colegiado, alegando que foi impedido de entrar, apesar de afirmar que havia lugares vagos disponíveis. O STF rebateu e emitiu uma nota oficial alegando que Coelho não se cadastrou previamente para participar da sessão. Advogado de Filipe Martins, o desembargador Sebastião Coelho foi barrado na entrada do plenário da Primeira Turma do STF 🚨🚨🚨🚨 pic.twitter.com/EGaPuYyjam — Claudio Dantas (...