Os Estados Unidos divulgaram uma nota oficial reprovando a atuação judicante do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (26). Agora, o presidente Donald Trump aguarda uma manifestação pública do presidente Lula (PT) sobre as críticas ao magistrado para, então, avançar em seu propósito de liberdade para o Brasil.
Se, porventura, Lula não se posicionar sobre o comunicado norte-americano, espera-se que a Casa Branca recorra a medidas mais duras quanto ao Palácio do Planalto, entendendo que há leniência do governo brasileiro com a censura empreendida pelo ministro da Suprema Corte.
O governo Donald Trump não deve recuar em sua ofensiva contra as práticas de Alexandre de Moraes, que interferem em empresas americanas, como as plataformas de redes sociais.
Lula, no entanto, não deve “soltar a mão” de Moraes, que é um dos magistrados da Corte mais próximos do Planalto.
O petista, sempre que se refere ao ministro, tece elogios. As informações são do Pleno News
O ex-desembargador Sebastião Coelho foi detido nesta terça-feira, 25, no Supremo Tribunal Federal (STF), em flagrante delito, sob acusação de desacato e ofensas ao tribunal. A prisão foi determinada pelo presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, que também ordenou a lavratura de boletim de ocorrência. Coelho, que é advogado de Filipe Martins, ex-assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, tentou ingressar na 1ª Turma do STF para acompanhar o julgamento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Em um vídeo gravado pelo próprio Coelho, é possível vê-lo na porta do colegiado, alegando que foi impedido de entrar, apesar de afirmar que havia lugares vagos disponíveis. O STF rebateu e emitiu uma nota oficial alegando que Coelho não se cadastrou previamente para participar da sessão. Advogado de Filipe Martins, o desembargador Sebastião Coelho foi barrado na entrada do plenário da Primeira Turma do STF 🚨🚨🚨🚨 pic.twitter.com/EGaPuYyjam — Claudio Dantas (...