Quase dois terços dos eleitores paulistas desaprovam as ações do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O número consta em um levantamento realizado entre os dias 20 e 23 de fevereiro pelo instituto Paraná Pesquisas, que foi divulgado nesta quarta-feira (26).
Segundo a pesquisa, 63,1% dos eleitores de São Paulo desaprovam a gestão do petista, enquanto 34,1% a aprovam e outros 2,8% não souberam ou não quiseram responder. Já ao serem perguntados sobre como avaliam o trabalho de Lula, apenas 6,8% dos eleitores de São Paulo a classificam como ótima, enquanto 15,7% dizem que ela é boa. Por outro lado, o percentual dos que consideram o mandato de Lula péssimo atingiu a marca de 44,7%, enquanto 8,8% avaliaram a gestão petista como ruim, e 22,4% como regular.
Os resultados indicam uma piora em relação ao último levantamento do instituto, realizado em novembro do ano passado, quando a atual administração era desaprovada por 54,2% dos entrevistados, ou seja, quase nove pontos a menos que o índice registrado atualmente.
A pesquisa atual foi feita com 1.650 eleitores de 86 municípios do estado de São Paulo. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Informações Pleno News
A defesa do tenente-coronel Ronald Ferreira de Araújo apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido para que o julgamento do militar ocorra em outra instância da Justiça. Ronald é um dos acusados de integrar uma organização que teria planejado um suposto golpe de Estado no Brasil após o resultado das eleições presidenciais de 2022, na qual o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tentava a reeleição. A defesa de Ronald Araújo sustenta que o STF não detém competência para julgar o caso, já que nenhum dos acusados possui foro por prerrogativa de função. Segundo os advogados, a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República é vaga e inepta, uma vez que não descreve com clareza os fatos e as condutas atribuídas ao militar – dificultando o exercício do direito de defesa. Ronald é acusado pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, gol...