Primeira-Dama Janja Compartilhou Vídeo Mostrando Obra na Residência Oficial
O governo Lula se recusou a revelar os gastos associados à instalação de uma nova cascata na Granja do Torto, exibida pela primeira-dama Janja em um vídeo publicado nas redes sociais no final do mês passado.
No vídeo, Janja destacou a obra com a legenda: “Domingo energizado”, enquanto mostrava a cascata na residência de campo da Presidência da República. Solicitação de Informações
A coluna tentou obter os valores envolvidos por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), após a Casa Civil não responder a questionamentos da imprensa na época. No entanto, a resposta oficial foi vaga, sem detalhar os custos:
“Informamos que a revitalização e a reativação do espelho d’água e do recinto dos jabutis remontou ao seu contexto original que é a presença de peixes em seu corpo hídrico e que a queda d’água promove a ampliação da superfície de contato água/ar, e, por consequente, a oxigenação da água que é fundamental para a função vital dos peixes e do microssistema citado.”
A resposta omitiu qualquer detalhe sobre os gastos financeiros com a cascata exibida no vídeo de Janja.
Contexto e Investimentos Anteriores
Embora o custo específico da cascata não tenha sido divulgado, o governo Lula já havia aberto, em março deste ano, uma licitação de R$ 20 milhões para reparos e obras emergenciais em imóveis oficiais da Presidência da República. Essa licitação inclui propriedades como o Palácio do Planalto, o Palácio da Alvorada, a Granja do Torto, o Palácio Jaburu e cerca de 80 imóveis funcionais.
O contexto reforça o questionamento público sobre a transparência na gestão dos recursos destinados às residências oficiais.
As cenas de uma agente penitenciária envolvida em atividades sexuais com um detento têm causado grande comoção na Inglaterra. Segundo informações do Metrópoles, a protagonista do vídeo foi identificada como a brasileira Linda de Sousa Abreu, de 31 anos. Embora as autoridades ainda não tenham confirmado oficialmente a identidade da carcereira nas imagens, jornais como o Daily Mail e o The Sun atribuem a ela o rosto da guarda filmada dentro de uma cela em atos sexuais com um detento. A mídia inglesa descobriu que Linda mantinha uma vida dupla: além de trabalhar como agente prisional, ela ganhava dinheiro vendendo conteúdo adulto em plataformas como o Onlyfans, onde se apresentava como Linda La Madre e explorava relacionamentos com amigos do marido. Após o vazamento de seu nome como a suposta guarda envolvida, todas as suas contas relacionadas às suas atividades foram excluídas. Sua irmã, Andreina, entrevistada pelo Daily Mail, descreveu Linda como uma “swinger inveterada” ...