A Polícia Federal (PF) indiciou na tarde desta quinta-feira (21) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e antigos integrantes de seu governo por abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de estado e organização criminosa.
O indiciamento faz parte de um inquérito que apura a tentativa de golpe para manter Bolsonaro no poder, mesmo após sua derrota nas eleições de 2022 para Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O relatório final da investigação da PF, com mais de 800 páginas, foi concluído no início da tarde e será entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF).
A Procuradoria Geral da República (PGR) decidirá se apresenta denúncia contra os indiciados, e o STF será responsável pelo julgamento.
Além de Bolsonaro, os generais Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa e candidato a vice na chapa derrotada nas eleições de 2022, também foram indiciados.
Também foram indiciados o delegado Alexandre Ramagem, ex-presidente da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), e Valdemar Costa Neto, presidente do PL, partido de Bolsonaro.
As penas previstas para os crimes são: de 4 a 12 anos de prisão para golpe de estado; de 4 a 8 anos para abolição violenta do estado democrático de direito; e de 3 a 8 anos para integrar organização criminosa.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado...