A deputada Júlia Zanatta fez um pronunciamento ao vivo para comentar as propostas do governo Lula para a segurança pública, explicando por que a proposta é negativa para os cidadãos e deve ser rechaçada pelo Congresso Nacional. A deputada lembrou: “o PT não é modelo de segurança pública em nenhum lugar. É como o socialismo. O PT e a esquerda costumam fazer experimentos sociais na segurança pública”. A deputada disse: “eles fazem experimento em tudo, mas o pior lugar para fazer experimento é na segurança pública”.
Zanatta mostrou que vários governadores já se manifestaram de forma contrária à PEC de Lula, apontando que a proposta retira autonomia dos estados. Ela disse: “o governo Lula quer centralizar tudo. Ele quer deixar mais poder e mais dinheiro em Brasília. Para quê?”.
A deputada lembrou que já há vários exemplos que permitem avaliar o desempenho das propostas petistas para a segurança pública, observando o que foi feito nos estados governados pelo partido. Ela disse: “quando o PT assume o poder, é um padrão de enfraquecimento da segurança pública. É um padrão de enfraquecimento não só da segurança pública, mas da segurança do indivíduo”.
Zanatta acrescentou: “eu não consigo crer que algo feito por um governo petista, que eles estão preocupados em melhorar a segurança do povo brasileiro, porque todos os gestos caminham para outro lado”. Júlia Zanatta ponderou que a PEC foi apresentada como se fosse uma boa proposta, e alertou: “o que eles vão entregar é mais controle estatal e poder federal. Sempre tenham isso em mente. Tudo que é centralizado em Brasília é pior pra gente”.
A deputada alertou sobre a centralização de poder e recursos, lembrando que, quando os recursos são centralizados, o governo federal fica com a possibilidade de exigir uma contrapartida para distribuir os recursos - que foram gerados pelos próprios estados. Ela alertou: “não vai adiantar nem ser um Estado como Santa Catarina, um Estado que elege pessoas de direita, porque nós vamos ser subalternos ao poder central de Brasília. Aliás, vamos ser mais subalternos ao poder central de Brasília, mais do que já somos”.
Zanatta resumiu: “Então, maior controle de Brasília, pior para o povo: menos liberdade nos nossos municípios, nos nossos estados. É importante lutar por autonomia dos Estados. E o que esse governo Lula 3 está fazendo é tirar cada dia mais autonomia dos nossos entes, dos estados, dos municípios, do Distrito Federal. Isso é muito perigoso. Isso é, sim, um modelo comuno-socialista”.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado...