O general Tomás Paiva, comandante do Exército, enfrenta uma situação inédita e humilhante: está tecnicamente impedido de falar com militares detidos na controversa Operação Contragolpe. Essa restrição é algo nunca antes visto na história das Forças Armadas brasileiras, onde o diálogo entre comandante e comandados sempre foi considerado um pilar inquebrável, mesmo nas situações mais adversas.
A ordem foi imposta pelo ministro Alexandre de Moraes, por meio de um ofício que expõe o nível de interferência externa sobre o Exército. O documento afirma:
*"Senhor Comandante, foi proferida decisão nos autos sigilosos em epígrafe, para imediato cumprimento, nos seguintes termos:
DETERMINO, em razão da proibição constante da decisão proferida em 17/11/24, que todas as visitas deverão ser previamente autorizadas por este Relator, exceto os advogados com procuração nos autos, que deverão obedecer às normas regulamentares do batalhão onde os presos se encontram recolhidos."*
Ao permitir visitas apenas de advogados, o texto deixa implícito que nem mesmo o comandante do Exército pode dialogar com os militares sob sua responsabilidade. Essa decisão, acatada pelo general, reforça o ambiente de desrespeito institucional contra as Forças Armadas.
Essa interferência é vista por muitos como um profundo ato de afronta ao Exército Brasileiro, atingindo não apenas a hierarquia, mas também a dignidade de sua atuação. E, ao que tudo indica, essa situação constrangedora ainda pode se agravar.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado...