O ex-deputado federal Deltan Dallagnol protocolou uma notícia-crime solicitando que a Procuradoria-Geral da República (PGR) investigue um possível caso de caixa 2 na campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022. O pedido foi fundamentado em uma declaração feita pela cantora Jojo Todynho, em entrevista ao podcast da Brasil Paralelo.
Na conversa, a artista afirmou ter sido abordada com uma proposta de R$ 1,5 milhão para apoiar a candidatura de Lula na última eleição presidencial. O PT, por sua vez, negou a acusação, alegando que a “notícia falsa foi divulgada numa plataforma de extrema direita, no momento em que Bolsonaro e sua organização criminosa foram indiciados por tentativa de golpe.”
Jojo Todynho relatou que foi procurada para fazer propaganda a favor de Lula e recusou a oferta. Ela detalhou que o valor foi oferecido a diversos artistas, mencionando que todos que fizeram campanha política receberam dinheiro, e que foi convidada para um almoço, onde lhe foi apresentada a proposta.
A cantora reafirmou sua recusa, destacando que todos os envolvidos na campanha, inclusive páginas de fofoca que a atacaram, receberam dinheiro para apoiar a candidatura.
No documento enviado à PGR, Deltan Dallagnol, ex-deputado e atualmente embaixador do Novo, argumenta que a denúncia oferece indícios de possíveis crimes, como a omissão de pagamentos não registrados junto à Justiça Eleitoral, o que poderia configurar falsidade ideológica eleitoral. Ele também pede que, caso os gastos sejam comprovados, se investigue a origem dos recursos, sugerindo a possibilidade de lavagem de dinheiro proveniente de crimes contra a Administração Pública.
Deltan ainda destaca que o uso de valores tão altos poderia caracterizar abuso de poder econômico.
O ex-procurador aponta que as declarações de Jojo Todynho levantam a hipótese de que recursos milionários foram utilizados de maneira não registrada, com o objetivo de formar e utilizar uma rede de artistas e influenciadores, cujas ações, somadas, teriam o potencial de influenciar milhões de eleitores brasileiros.
Dallagnol solicita que a PGR ouça os artistas que apoiaram Lula para que confirmem se receberam pagamentos. O ex-deputado pede ainda que a investigação apure possíveis crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e abuso de poder econômico, com a responsabilização penal e eleitoral dos envolvidos, caso sejam identificadas irregularidades.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado...