O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teria negado um pedido do general da reserva Mario Fernandes, preso pela Polícia Federal (PF) na terça-feira (19), para trocar o ministro da Defesa em novembro de 2022.
À época, Fernandes, que era secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República, relatou a Marcelo Câmara, ex-assessor de Bolsonaro e coronel do Exército, uma conversa que teria tido com o então presidente.
A transcrição do diálogo consta no relatório da PF que embasou a Operação Contragolpe, responsável por revelar um suposto plano para matar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na conversa (veja a íntegra do diálogo abaixo), Fernandes sugere que o general Walter Braga Netto assuma novamente o comando do Ministério da Defesa. Na ocasião, Braga Netto havia sido companheiro de chapa de Bolsonaro nas eleições presidenciais.
Anteriormente, Braga Netto chefiou a Defesa entre março de 2021 e abril de 2022. Também na gestão Bolsonaro, ele ocupou o cargo de ministro-chefe da Casa Civil entre fevereiro de 2020 e março de 2021, quando foi realocado de pasta.
O que Mario Fernandes disse a Marcelo Câmara, segundo a PF?
Mario Fernandes: “Cara, eu tô aloprando por aqui. E eu queria que tu reforçasse também, pô, eu falei com o Cordeiro [Sergio Rocha Cordeiro, ex-assessor de Bolsonaro] ontem, falei com o presidente. Porra, cara, eu tava pensando aqui, sugeri o presidente até, porra, ele pensar em mudar de novo o MD [ministro da Defesa], porra. Bota de novo o General Braga Neto lá. General Braga Neto tá indignado, porra, ele vai ter um apoio mais efetivo. Reestrutura de novo, porra.”
Na sequência, Fernandes relata ao colega o que Bolsonaro teria respondido a respeito da sugestão de mudar o comando da Defesa.
Mario Fernandes: “‘Ah, não, porra, aí vão alegar que eu tô mudando isso pra dar um golpe’ [teria dito Bolsonaro]. Porra, negão. Qualquer solução, Caveira [apelido de Marcelo Câmara], tu sabe que ela não vai acontecer sem quebrar ovos, né, sem quebrar cristais. Então, meu amigo, parti pra cima, apoio popular é o que não falta.”
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado...