A defesa de Mauro Cid afirmou ao site g1 que o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL) implicará o general Braga Netto durante a audiência de custódia marcada para quinta-feira (21). Após a Polícia Federal (PF) identificar omissões e contradições no depoimento de Cid, o tenente-coronel será ouvido na tarde desta quinta no Supremo Tribunal Federal (STF).
“Cid vai confirmar hoje a participação de Braga Neto”, disse o advogado Cezar Bittencourt ao portal.
O advogado de Mauro Cid não revelou detalhes sobre o conteúdo que será apresentado, uma vez que o processo corre em sigilo, nem indicou se a informação implicará o general Braga Netto na tentativa de golpe ou no plano para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do STF Alexandre de Moraes.
De acordo com as investigações, o plano de execução de Lula e Alckmin, após a derrota de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022, foi discutido na residência de Braga Netto em 12 de novembro daquele ano.
O encontro foi confirmado por Mauro Cid, que, após se tornar colaborador da Justiça, corroborou com materiais apreendidos do general de brigada Mario Fernandes, preso nesta terça-feira (19). A Polícia Federal (PF) confirmou a presença de Braga Netto no encontro, juntamente com Mauro Cid e os majores Hélio Ferreira Lima e Rafael de Oliveira, que também foram presos nesta terça-feira, suspeitos de, junto com Fernandes, planejarem as execuções de Lula e Alckmin, previstas para 15 de dezembro.
A investigação aponta que os militares planejavam colocar os generais Augusto Heleno, então ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e Braga Netto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil, como comandantes do grupo responsável por essa crise.
Desde sua delação, a defesa de Mauro Cid tem oscilado entre diferentes versões sobre o conteúdo de seus depoimentos e o teor da colaboração nos inquéritos nos quais o militar é investigado.
Qualquer nova declaração de Cid será analisada com cautela por Alexandre de Moraes e pelos investigadores, principalmente porque existe a suspeita de que ele tenha omisso informações e tentado encobrir fatos. Além disso, Cid teve uma oportunidade de não perder sua delação após sua prisão em março.
Independentemente da continuidade da delação, as evidências colhidas até o momento são substanciais e não dependem da colaboração de Cid para dar seguimento à investigação. Informações Gazeta Brasil
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado...