Com o prazo para a definição do pacote de corte de gastos se aproximando do fim, o Ministério da Defesa, responsável pelo quinto maior orçamento da Esplanada, chegou a um acordo com o Ministério da Fazenda sobre as medidas que serão apresentadas. As pastas devem se reunir nesta quinta-feira (21) para discutir os detalhes finais.
Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o entendimento foi alcançado no mesmo dia em que a Polícia Federal deflagrou a Operação Contragolpe, que resultou na prisão de oficiais de alta patente suspeitos de planejar um golpe de Estado e conspirações para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Pacote de cortes e impacto na Defesa
O pacote de medidas faz parte de um esforço do Ministério da Fazenda para equilibrar as contas públicas, reconquistar a confiança no novo arcabouço fiscal e controlar a trajetória da dívida pública. Entre as propostas que afetam diretamente os militares, destacam-se mudanças significativas nas regras de benefícios e remunerações. Confira as principais medidas:
Idade mínima para reserva remunerada
Será estabelecida, com regra de transição, uma idade mínima de 55 anos para transferência à reserva remunerada. Atualmente, não há idade mínima, apenas um tempo mínimo de 35 anos de serviço.
Fim da “morte ficta”
O benefício, que permitia que famílias de militares expulsos por crimes ou mau comportamento recebessem pensão integral, será substituído pelo auxílio-reclusão, como já previsto na legislação para servidores públicos civis.
Restrição na transferência de pensões
Após concedida a pensão aos beneficiários diretos (cônjuge, companheiro e filhos), não será mais permitido transferi-la para beneficiários de segunda ou terceira ordem, como pais e irmãos dependentes.
Contribuição para o Fundo de Saúde
A contribuição dos militares para o Fundo de Saúde das Forças Armadas será fixada em 3,5% da remuneração até 2026.
Pedido presidencial gera tensões
A inclusão do Ministério da Defesa no pacote de cortes foi solicitada diretamente pelo presidente Lula, que se reuniu no último dia 12 com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, para discutir o tema. A proposta, no entanto, gerou revolta na cúpula das Forças Armadas.
O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), general da reserva e ex-vice-presidente, usou as redes sociais para criticar o governo, alegando que as mudanças representam uma afronta à categoria e podem comprometer o moral das tropas.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado...