Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) tem um favorito entre os petistas para a próxima vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), a ser indicada pela Casa. De acordo com interlocutores, a preferência é pelo atual líder do PT, o deputado Odair Cunha (MG).
A garantia de uma indicação a ministro do TCU foi negociada pelo PT para apoiar o sucessor de Lira na Câmara, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB). O apoio foi oficializado na última quarta-feira (30/10) e deu a Motta o favoritismo para comandar a Casa a partir de 2025.
Além de Odair Cunha, outros dois nomes do PT na Câmara são cotados para o posto. A presidente do partido, Gleisi Hoffmann (PR), e o líder do governo na Casa, José Guimarães (CE).
Gleisi, porém, não dispõe de boa relação com o Centrão. Os parlamentares a consideram rígida em relação às ideologias do PT.
Já Guimarães tem boa relação com Lira e com o Centrão, mas é cotado para assumir um ministério ou o comando do PT a partir de 2025, uma vez que o mandato de Gleisi à frente da legenda acaba em junho do ano que vem.
Vaga no TCU é “prêmio” para deputados
A Câmara deve indicar duas vagas para a Corte de Contas. Como mostrou a coluna, ambas seriam colocadas na mesa de negociações pela sucessão de Lira. Enquanto uma ficará com o PT, a outra deve consolar os partidos insatisfeitos com a candidatura de Motta.
A primeira será a de Aroldo Cedraz, que completa 75 anos e se aposentará compulsoriamente em 2026. A outra é de Augusto Nardes, que deve antecipar sua aposentadoria para se candidatar ao governo do Rio Grande do Sul pelo PL nas próximas eleições.
O posto de ministro do TCU é o sonho de muitos deputados e senadores. A vaga é considerada uma “aposentadoria antecipada”, uma espécie de “pijama dourado”.
Ocupar uma cadeira de ministro dessa Corte significa ter direito constitucional a “garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens aos Ministros do Superior Tribunal de Justiça”.
Ou seja, o indicado terá um dos salários mais altos do serviço público e contará, também, com foro especial no Supremo Tribunal Federal (STF), ao mesmo tempo em que se mantém longe dos holofotes.
O TCU funciona como um órgão de assessoramento do Poder Legislativo, com atribuição de controle externo. Sua função é avaliar a prestação de contas do presidente da República, realizar inspeções e auditorias por iniciativa própria, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou de comissão técnica ou de inquérito. Informações Metropole
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado...