A eleição de Donald Trump parece ter desencadeado uma série de especulações e reações nos bastidores políticos brasileiros, em especial no Supremo Tribunal Federal (STF). A presença de Eduardo Bolsonaro no círculo íntimo de Trump durante a apuração dos votos não passou despercebida pelos ministros do STF, que encaram a situação com uma certa apreensão e até humor irônico.
Entre eles, circulou uma “brincadeira” sobre quem seria o primeiro a ter o visto americano revogado — algo que revela o desconforto quanto às repercussões da vitória de Trump para a Corte.
A preocupação dos magistrados parece estar, em parte, fundamentada na crescente proximidade entre o clã Bolsonaro e o ex-presidente norte-americano, especialmente com Eduardo Bolsonaro, que é bem-visto no círculo conservador dos EUA. Esta relação poderia, na visão de alguns ministros, ser aproveitada para incentivar iniciativas nos Estados Unidos que tenham impacto direto sobre o STF, incluindo possíveis restrições de entrada aos ministros em território americano.
O projeto de lei mencionado — que teria como objetivo impedir a entrada de figuras que “ferem a liberdade de expressão” — surge como um exemplo de retaliação pontual, endossado por parlamentares republicanos que compartilham dessa visão crítica sobre o ativismo judicial, representado por figuras como Alexandre de Moraes. Além disso, o fato de Elon Musk, que também tem uma postura de confronto com Moraes devido ao bloqueio da plataforma X no Brasil, estar em posição de influenciar a administração Trump intensifica essa sensação de embate entre lideranças conservadoras nos Estados Unidos e certos ministros do STF.
Musk, que já se manifestou abertamente contra as práticas de censura e restrição nas redes sociais, poderia ver a situação no Brasil como um exemplo de alerta para reforçar a defesa das liberdades digitais nos EUA. O retorno de Trump ao poder, portanto, não apenas resgata a discussão sobre a liberdade de expressão, mas também fortalece laços com aliados internacionais, criando uma expectativa de que mudanças possam ocorrer na forma como o Brasil, e especialmente o STF, interage com lideranças americanas.
Essa realidade poderá, de fato, abrir portas para uma nova fase de alinhamento conservador global, trazendo uma pressão adicional para a Corte brasileira, já que o impacto das políticas de Trump e suas alianças com a direita conservadora no Brasil podem não apenas reconfigurar a diplomacia entre os dois países, mas também abalar a confiança que o STF tem no cenário internacional.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado...