O senador Eduardo Girão (Novo-CE) tem se posicionado de maneira contundente contra o que enxerga como ativismo político-ideológico no Supremo Tribunal Federal (STF), especialmente na atuação do ministro Alexandre de Moraes. Segundo Girão, essa postura do STF tem causado uma “profunda distorção” do papel da Corte, que deveria julgar com fidelidade à Constituição, sem interpretações que favoreçam interesses pessoais ou políticos dos ministros.
Ele destaca que a missão do STF não é reinterpretar as leis conforme convicções individuais, mas seguir o "espírito do legislador", ou seja, o que os parlamentares pretendiam ao elaborar as leis.
Girão defende que o Senado não deve mais se omitir e que já é hora de abrir um processo de impeachment contra Alexandre de Moraes. O senador lembra que o pedido recente conta com o apoio de 157 deputados federais, incluindo juristas renomados, e com a assinatura de quase 2 milhões de cidadãos, refletindo um clamor popular crescente por um controle sobre o que é visto por muitos como abuso de autoridade.
Essa cobrança pelo impeachment de Moraes se torna ainda mais relevante para Girão após o fim do período eleitoral, pois o senador considera que o Senado já não tem justificativas para continuar ignorando o pedido. Ele critica o que chama de “omissão covarde” do Senado em enfrentar a questão, argumentando que a Casa deveria zelar pela manutenção dos limites constitucionais dos poderes.
A fala de Girão ressoa entre muitos que acreditam que o STF tem extrapolado seu papel e tomado decisões que invadem atribuições do Legislativo e do Executivo.
Para ele, o impeachment seria o "primeiro e decisivo passo" para restabelecer o equilíbrio entre os poderes, garantindo que o Supremo cumpra seu papel de guardião da Constituição, sem interferir no cenário político do país.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado...