A Operação Carro-Pipa (OCP), que garante o fornecimento de água potável em regiões atingidas pela seca, será suspensa em 70 cidades da Paraíba a partir da próxima segunda-feira (25), por falta de recursos financeiros. De acordo com a Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), o programa atende quase 270 mil pessoas em 159 municípios paraibanos.
O Exército Brasileiro informou, em nota, que a suspensão ocorre devido à ausência de descentralização de recursos pelo Governo Federal. Enquanto os pipeiros terão suas atividades interrompidas imediatamente, empresas contratadas para o serviço devem manter o abastecimento até o dia 2 de dezembro.
Ainda segundo o comunicado, esforços estão sendo realizados para minimizar o impacto da paralisação e garantir a continuidade da operação. O Exército também ressaltou que mantém diálogo com órgãos governamentais para buscar soluções que viabilizem a liberação de recursos.
“A Operação Carro-Pipa (OCP) está suspensa temporariamente devido à falta de descentralização de recursos financeiros pelo Governo Federal. Em consequência, a partir do dia 25 de novembro, não haverá distribuição de água às comunidades dos municípios”, diz nota do Exército.
O que disse o Ministério da Integração
Segundo o ministério, ele “aguarda a liberação de crédito suplementar para garantir a continuidade da operação”. Veja abaixo a nota na íntegra:
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional informa que já comunicou o Ministério do Planejamento e Orçamento e o Ministério da Fazenda sobre a possibilidade de paralisação do serviço e aguarda a liberação de crédito suplementar para garantir a continuidade da operação. Informações Estadão
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado...