Pelo menos dois nomes despontam no PT como favoritos para preencher a cadeira de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), exigida pelo partido ao negociar apoio à candidatura do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) ao posto de presidente da Câmara, a partir de 2025.
Segundo a Folha de S.Paulo, os deputados Odair Cunha (PT-MG, à esquerda na foto) e Gleisi Hoffmann (PT-PR) entraram com mais força na disputa pela vaga, cujo salário bruto é de cerca de 40 mil reais, mas há outros nomes na mesa, como os dos ministros Luiz Marinho, do Trabalho, e Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário.
O partido, por sua vez, nega que a disputa interna pela boquinha no TCU já tenha começado.
Lira indica negociação envolvendo vaga no TCU
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou em entrevista à Folha publicada na sexta-feira, 1º, que a bancada do PT fez a seguinte exigência para apoiar o líder do Republicanos, Hugo Motta, na disputa pelo comando da Casa: uma vaga no TCU.
“Acho que é lícito, mas [ainda] não tem a vaga. Se houver, o PT solicitou, sim, a indicação da bancada deles. Eles reclamam politicamente que nunca tiveram um representante no TCU e, quando tiveram candidatos, não tiveram êxito no plenário, que é a segunda etapa”, disse Lira.
“Com o PT, sim [houve compromisso]. De eles indicarem a vaga no TCU”, acrescentou Lira.
Odair Cunha confirma
Líder do PT na Câmara, o deputado Odair Cunha confirmou:
“TCU foi colocado no bojo desse conjunto de preocupações, intenções, que a bancada sente-se no direito de reivindicar. O TCU não foi um elemento central da decisão. A governabilidade e a estabilidade institucional com uma disputa menos acirrada na Casa foram fundamentais”, disse Cunha em entrevista ao jornal O Globo.
As vagas para o TCU
Duas vagas para o TCU serão abertas até o ano de 2027 com as aposentadorias de Aroldo Cedraz e Augusto Nardes. Os dois completam 75 anos respectivamente em 2026 e 2027. Justamente durante uma eventual gestão Hugo Motta.
A última indicação do TCU coube ao Republicanos, partido de Motta: a do então deputado Jhonatan de Jesus. Ele assumiu a vaga da então ministra Ana Arraes. Informações o Antagonista
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado...