A reeleição de Donald Trump desperta uma série de reações e preocupações entre integrantes do Supremo Tribunal Federal, especialmente Alexandre de Moraes, que parece estar em uma posição de defesa ao garantir que a vitória republicana "em nada mudará" sua postura. O ministro indicou que seus inquéritos envolvendo Bolsonaro e outras figuras não serão influenciados pelo contexto externo, apesar do estreitamento de laços entre Trump, Bolsonaro e Musk.
Esse cenário, porém, é estratégico e altamente relevante. A Casa Branca sob o comando de Trump poderá pressionar internacionalmente em questões que afetam direitos e liberdades individuais, o que pode incluir críticas à postura do STF, especialmente em processos que envolvem liberdade de expressão e o direito de participação política. Assim, uma eventual pressão dos EUA poderia abrir margem para uma revisão das ações judiciais que foram alvos de críticas dentro e fora do Brasil, sobretudo quanto à inelegibilidade de Bolsonaro.
Nesse contexto, parlamentares conservadores se mostram otimistas, vendo na volta de Trump um possível reforço à causa da direita brasileira e na reaproximação entre os países uma ferramenta diplomática para restabelecer direitos políticos de Bolsonaro. Afinal, é possível que um governo americano com valores mais alinhados ao conservadorismo questione intervenções judiciais vistas como excessivas e apoie um Brasil com eleições mais livres de interferências judiciais.
Portanto, a retomada de Trump sinaliza, além de uma nova fase política, uma oportunidade para repensar o papel do Judiciário e reforçar a legitimidade democrática que muitos conservadores defendem.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado...