A relação entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ditador venezuelano Nicolás Maduro foi tema de um editorial publicado pelo jornal O Estado de São Paulo nesta sexta-feira (1°). Em tom crítico, o veículo disse que Lula tem uma “fidelidade canina” a Maduro mesmo sendo atacado pelo venezuelano.
– O ditador Maduro, portanto, pode ficar tranquilo. Aparentemente, não há insulto ou humilhação capaz de lanhar a fidelidade canina de Lula, Amorim e seus sequazes ao regime chavista – que ademais, não se pode esquecer, deve nada menos que 1,5 bilhão de dólares (R$ 8,7 bilhões) ao Brasil e aparentemente não tem a menor intenção de pagar – destacou o jornal.
Com o título Masoquismo Diplomático, o editorial diz que a ditadura chavista nunca “deu a mínima” para o Brasil governado por Lula, salvo quando tinha algum interesse.
No texto, o jornal lembrou do gesto recente do regime venezuelano de convocar o embaixador do país em Brasília e questionou o motivo de o Brasil não ter feito o mesmo com o seu representante em Caracas.
– O mínimo que o governo brasileiro deveria fazer seria convocar seu embaixador em Caracas, num gesto de reciprocidade, como sugere o protocolo diplomático. Mas até agora reina o mais absoluto silêncio, como se já não fossem suficientes as seguidas agressões de Maduro ao Brasil e a seu governo – diz o Estadão.
O jornal também destacou que, por muito menos do que o regime venezuelano já fez, Lula condicionou um encontro com o presidente da Argentina, Javier Milei, a um pedido de desculpas do argentino porque este o chamou de “corrupto”.
Por fim, o Estadão também lembrou que mesmo “quando a roubalheira da eleição venezuelana já estava clara para o mundo todo”, Lula ainda que chegou a dizer não ter visto “nada de anormal” no país vizinho.
– Lula afirmou não ter visto “nada de anormal” naquela votação – celebrada pelo PT como uma “jornada pacífica, democrática e soberana” que deu a “vitória” a Maduro.
Depois, uma nota do Foro de São Paulo subscrita pelo PT acusou as “forças de extrema direita” de “atacar os resultados da eleição presidencial venezuelana e a vitória do presidente Nicolás Maduro” – completou. Pleno News
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado...